Redes sociais devem ser usadas com cuidado

Postar o local do encontro com a galera no Twitter, adicionar a foto do seu carro novo no Facebook ou mencionar no Orkut atitudes…

Não poste fotos nas redes sociais que indique informações pessoais (Foto: Divulgação)

Postar o local do encontro com a galera no Twitter, adicionar a foto do seu carro novo no Facebook ou mencionar no Orkut atitudes rotineiras do seu dia-a-dia, pode parecer normal para usuários das redes sociais. Porém, para um jovem de 16 anos, morador da cidade de São Paulo, expor certas informações pessoais na internet motivou que um colega de classe encomendasse um assalto a sua casa. De acordo com a delegada que investiga o caso, Fabiana Salermo, o garoto que teve a residência roubada, gostava de mostrar nas redes sociais os seus bens, o que motivou os assaltantes.

Especialistas em segurança na internet acreditam que cerca de 70% pessoas das pessoas que utilizam sites de relacionamento não conhecem as ferramentas de segurança oferecidas pelos provedores dos portais. Tanto no Facebook, quanto no Orkut é possível bloquear certas informações do seu perfil, liberando somente para as pessoas que você adiciona como amigo. Já no Twitter, que trabalha com uma sistemática diferenciada, é possível impor algumas regras para que as pessoas possam seguir as sua página, como por exemplo, exigir que o candidato a seguidor seja amigo de alguma pessoa que já te segue.

Cuidado com as informações divulgadas no Facebook (Foto: Divulgação)

Outro problema apontado pelos especialistas é que as pessoas tratam o mundo virtual como algo fora da sua realidade. Uma prova disso é que as pessoas não abrem a porta de sua casa para um estranho, mas muitos adicionam pessoas nas redes sociais que não conhecem. Além disso, é desnecessário expor informações como telefone de contato e situação financeira em que vive.  Caio Castro, por exemplo, cometeu um engano no Facebook e divulgou o seu celular pessoal. Quando começou a receber ligações de pessoas que não conhecia descobriu o erro e logo o corrigiu, mas já era tarde demais, o ator teve que alterar o número do telefone. Para evitar situações de excesso de exposição da sua imagem, tome as mesmas medidas de segurança seguidas no seu dia-a-dia para não despertar o olhar atento dos bandidos.

Confira o vídeo:

Top