As faculdades que mais aprovam na OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou uma série de estatísticas a respeito do desempenho dos candidatos que participaram das últimas nove edições…

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou uma série de estatísticas a respeito do desempenho dos candidatos que participaram das últimas nove edições do Exame da OAB, organizadas pela Fundação Getúlio Vargas, mostrando detalhes interessantes sobre o perfil do ensino superior de Direito no país.

A Ordem dos Advogados do Brasil realiza o seu tradicional exame três vezes ao ano (Foto: Divulgação)

Realizado três vezes ao ano, o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil constitui-se em uma avaliação pela qual passam os bacharéis em Direito do país, para que possam obter a licença de atuação na área, caso sejam aprovados.

No Exame de Ordem, como também é conhecido, são aplicadas duas provas para medir a capacitação, os conhecimentos e as práticas necessárias ao exercício da advocacia. A prova objetiva contém 80 questões de múltipla escolha, enquanto a prova prático-profissional contém uma peça profissional e quatro questões discursivas.

Entre os dados divulgados pela instituição está o ranking das faculdades que mais aprovam na OAB, que traz um detalhe curioso. É que as 10 faculdades com as mais altas taxas de aprovação na prova da OAB são todas instituições públicas.

Ranking das faculdades que mais aprovam na OAB

A Faculdade de Direito da USP em Ribeirão Preto foi a instituição que mais aprovou candidatos nas últimas três edições do exame da OAB (Foto: Divulgação)

A lista das faculdades de maior sucesso no exame da OAB leva em conta o número de candidatos inscritos por instituição e a quantidade deles que foi aprovada, lembrando que os dados são uma média da aprovação das últimas três edições da avaliação.

O ranking é o seguinte:

Continuar Lendo  Cadastro Nacional de Advogados

1º – Universidade de São Paulo (USP) – Ribeirão Preto: 85,7% de aprovação

2º – Fundação Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Viçosa: 75,8% de aprovação

3º – Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo: 70,9% de aprovação

4º – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Recife: 69,3% de aprovação

5º – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte: 68,8% de aprovação

6º – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – Franca: 68,8% de aprovação

7º – Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba: 68,1% de aprovação

8º – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis: 66,7% de aprovação

9º – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre: 66,0% de aprovação

10º – Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Salvador: 65,4% de aprovação

Outros dados sobre o exame da OAB

Os aprovados no exame ganham a licença para o exercício da advocacia (Foto: Divulgação)

Outro dos dados relevantes a respeito das últimas edições do exame da OAB é que cerca de 397.000 candidatos se inscreveram para as nove edições mais recentes da prova, dos quais 46% conseguiram a aprovação. Entre eles, 44% obtiveram êxito na primeira tentativa.

Já com relação às áreas do Direito, a que tem o maior número de aprovados é o direito constitucional, com 31%. Na sequência, aparecem o direito civil, com 29%, e o empresarial, com 20%. O direito do trabalho tem a menor proporção, com 13% dos aprovados.

Top