Isabella Moretti 21/06/2013 Educação

Faltam alguns meses para o Enem 2013, mas os candidatos já começaram a intensificar os estudos para fazer uma boa prova. O Exame Nacional do Ensino Médio facilita o acesso ao Ensino Superior, tanto através do SiSu como através do Prouni.

O Enem cobra as principais disciplinas do Ensino Médio. (Foto:Divulgação)

O que estudar para o Enem 2013?

Confira a seguir o que estudar em cada disciplina do Ensino Médio para obter uma boa nota no Enem 2013:

Matemática: operações em conjuntos numéricos, frações, razões, proporções, porcentagem, juros, cálculo de áreas, figuras geométricas, teoremas de Tales, probabilidade, circunferências, gráficos e funções, estatísticas, funções algébricas, perpendicularidade, plano cartesiano, entre outros assuntos.

Língua Portuguesa: interpretação de texto, modernismo, figuras de linguagem, gramática em geral, novo acordo ortográfico, gêneros textuais, variações linguísticas, entre outros assuntos.

História: Brasil República, Era Vargas, Segunda Guerra Mundial, Brasil Colônia, Idade Média, Escravidão, Militarismo no Brasil, Revolução Industrial, Guerra Fria, Liberalismo, entre outros assuntos.

Geografia: Agricultura, Aspectos Socioeconômicos, Impactos Ambientais, Geopolítica, entre outros assuntos.

Química: Química ambiental, Equilíbrio químico, Cálculo estequiométrico, Química orgânica, Transformações químicas, Água, Compostos de carbono, Energias químicas do cotidiano, entre outros assuntos.

Os estudantes terão que resolver 180 questões e escrever uma redação. (Foto:Divulgação)

Física: Eletricidade, Mecânica, Termologia, Calorimetria, Hidrostática, Ondulatória, Cinemática, entre outros assuntos.

Biologia: Ecologia, Genética, Fisiologia Humana, Citologia, Biotecnologia, Evolução, Zoologia, Doenças, entre outros assuntos.

Redação: estrutura do texto dissertativo-argumentativo, atualidades, coerência e coesão. O candidato deve se informar sobre as novas regras de redação no Enem 2013 para evitar erros.

Língua Estrangeira: interpretação de texto, gêneros textuais e vocabulário.

Filosofia: ética, teoria do conhecimento, epistemologia, filosofia moral e textos de filósofos famosos, como Montesquieu, Descartes, Platão, Habermas, Kant, Maquiavel, Anaxímenes de Mileto e até Basílio Bagno.

Sobre o Enem 2013

As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro. (Foto:Divulgação)

O Enem é uma prova realizada pelo Ministério da Educação para avaliar o Ensino Médio e principalmente facilitar o ingresso em uma universidade. Nesta edição de 2013, o Enem bateu o recorde de candidatos inscritos, com cerca de 7,1 milhões. O número conseguiu superar o total de 2012, que foi de 5,7 milhões inscrições confirmadas.

Neste ano, o Enem será realizado nos dias 26 e 27 de outubro, com início às 13h (horário de Brasília). A prova será composta por 180 questões objetivas, distribuídas em quatro áreas do conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Para mais informações, acesse o site do Enem – www.enem.inep.gov.br.

Outros artigos

Apartamentos Feirão Caixa 2011

24/02/2011

Apartamentos Feirão Caixa 2011

O Feirão da Caixa é um dos financiamentos de sucesso da Caixa Econômica Federal. Milhões de brasileiros já se beneficiaram com o serviço e você pode ser o próxim...

Brinquedos Inteligentes para Cães

23/06/2011

Brinquedos Inteligentes para Cães

Os animais de estimação são hoje uma das maiores opções para quem quer um grande amigo para lhe trazer muita alegria. Os cachorros em especial são os mais procur...