Enem 2013: o que estudar

Faltam alguns meses para o Enem 2013, mas os candidatos já começaram a intensificar os estudos para fazer uma boa prova. O Exame Nacional…

Faltam alguns meses para o Enem 2013, mas os candidatos já começaram a intensificar os estudos para fazer uma boa prova. O Exame Nacional do Ensino Médio facilita o acesso ao Ensino Superior, tanto através do SiSu como através do Prouni.

O Enem cobra as principais disciplinas do Ensino Médio. (Foto:Divulgação)

O que estudar para o Enem 2013?

Confira a seguir o que estudar em cada disciplina do Ensino Médio para obter uma boa nota no Enem 2013:

Matemática: operações em conjuntos numéricos, frações, razões, proporções, porcentagem, juros, cálculo de áreas, figuras geométricas, teoremas de Tales, probabilidade, circunferências, gráficos e funções, estatísticas, funções algébricas, perpendicularidade, plano cartesiano, entre outros assuntos.

Língua Portuguesa: interpretação de texto, modernismo, figuras de linguagem, gramática em geral, novo acordo ortográfico, gêneros textuais, variações linguísticas, entre outros assuntos.

História: Brasil República, Era Vargas, Segunda Guerra Mundial, Brasil Colônia, Idade Média, Escravidão, Militarismo no Brasil, Revolução Industrial, Guerra Fria, Liberalismo, entre outros assuntos.

Geografia: Agricultura, Aspectos Socioeconômicos, Impactos Ambientais, Geopolítica, entre outros assuntos.

Química: Química ambiental, Equilíbrio químico, Cálculo estequiométrico, Química orgânica, Transformações químicas, Água, Compostos de carbono, Energias químicas do cotidiano, entre outros assuntos.

Os estudantes terão que resolver 180 questões e escrever uma redação. (Foto:Divulgação)

Física: Eletricidade, Mecânica, Termologia, Calorimetria, Hidrostática, Ondulatória, Cinemática, entre outros assuntos.

Biologia: Ecologia, Genética, Fisiologia Humana, Citologia, Biotecnologia, Evolução, Zoologia, Doenças, entre outros assuntos.

Redação: estrutura do texto dissertativo-argumentativo, atualidades, coerência e coesão. O candidato deve se informar sobre as novas regras de redação no Enem 2013 para evitar erros.

Língua Estrangeira: interpretação de texto, gêneros textuais e vocabulário.

Filosofia: ética, teoria do conhecimento, epistemologia, filosofia moral e textos de filósofos famosos, como Montesquieu, Descartes, Platão, Habermas, Kant, Maquiavel, Anaxímenes de Mileto e até Basílio Bagno.

Leia Também:  10 erros para evitar na redação do Enem

Sobre o Enem 2013

As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro. (Foto:Divulgação)

O Enem é uma prova realizada pelo Ministério da Educação para avaliar o Ensino Médio e principalmente facilitar o ingresso em uma universidade. Nesta edição de 2013, o Enem bateu o recorde de candidatos inscritos, com cerca de 7,1 milhões. O número conseguiu superar o total de 2012, que foi de 5,7 milhões inscrições confirmadas.

Neste ano, o Enem será realizado nos dias 26 e 27 de outubro, com início às 13h (horário de Brasília). A prova será composta por 180 questões objetivas, distribuídas em quatro áreas do conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Para mais informações, acesse o site do Enem – www.enem.inep.gov.br.

Top