As doenças que já foram abordadas nas novelas

As novelas têm como função entreter os telespectadores, e, além disso, informá-los sobre os mais variados assuntos. É comum vermos em novelas um tema…

As novelas têm como função entreter os telespectadores, e, além disso, informá-los sobre os mais variados assuntos. É comum vermos em novelas um tema específico, que é tratado com mais calma e aprofundamento, justamente, para deixar os telespectadores interados sobre determinado assunto. Algum tipo de doença quase sempre é tratado em novelas, com a ótima finalidade de instruir, ou evidenciar de alguma maneira sobre aquele tipo de problema. Acompanhe a lista de personagens que foram vítimas de doenças nas novelas:

Erica – AIDS (Malhação)
Uma das personagens principais da temporada de malhação naquele ano, Erica, interpretada por Samara Felippo descobriu que era portadora do vírus HIV. A série quis evidenciar o aumento do vírus em mulheres jovens, e mostrar como era possível levar uma vida normal mesmo sendo portadora da AIDS.

 

Camila – Leucemia (Laços de Família)
Interpretada por Carolina Dieckmann, a personagem Camila deixou evidente desde como a doença foi descoberta, até os efeitos do tratamento com quimioterapia, raspando o cabelo em frente as câmeras, uma das cenas mais emocionantes das novelas.

 

Mel – Lobato Dependência química (O Clone)
Esses foram apenas dois personagens que lidaram com o problema da dependência química, nesta novela. O tema foi muito bem trabalhado na trama, e mostrou como é possível a recuperação de um dependente químico, e sua vida antes, durante, e após o vício.

Laura – Alzheimer (Senhora do Destino)
O tema é muito delicado, e no ano em que a novela foi exibida, em 2004, não se tinha o total conhecimento sobre a doença. A doença que compromete a memória foi esclarecida aos telespectadores na trama.

Haydée – Cleptomania (América)
A compulsão por furtar objetos foi reconhecida como doença por muitos telespectadores, após acompanhar o drama que a personagem de Christiane Torloni viveu.

Leia Também:  Em próxima novela, Tais Araujo viverá uma empregada doméstica

 

Gisele – Bulimia (Paginas da vida)
A adolescente interpretada por Pérola Faria deixou evidente o sofrimento de quem sofre com este transtorno alimentar, fazendo com que a pessoa provoque vômitos ou diarreia, após se alimentar.

Yvone – Psicopata (Caminho das Índias)
Interpretada por Letícia Sabatella na trama, Yvone era capaz de crimes cruéis, uma vez que, as pessoas com este tipo de distúrbio mental são isentas de sentimentos, e de vínculos sociais.

 

Tarso – Esquizofrenia (Caminho das Índias)
Ainda em Caminho das Índias foi abordado à doença “Esquizofrenia” – Tarso, personagem de Bruno Gagliasso sofria desta doença de personalidade, que distorcem o pensamento, a percepção, entre outros.

 

Luciana – Tetraplegia (Viver a vida)
O sofrimento vivido por Luciana (Aline Moraes), desde  a perda de seus movimentos até sua recuperação, foi detalhadamente mostrado aos telespectadores.

Top