As 10 gambiarras mais comuns na casa dos brasileiros

Conheça As 10 gambiarras mais comuns na casa dos brasileiros. A maioria dos brasileiros já teve uma gambiarra em casa. O termo gambiarra significa improviso,…

Por Redacao em 17/07/2014

Conheça As 10 gambiarras mais comuns na casa dos brasileiros. A maioria dos brasileiros já teve uma gambiarra em casa. O termo gambiarra significa improviso, e na correria do dia a dia alguns improvisos são feitos em alguns cômodos da casa, seja em antena de tv, tomadas, peças de vestuário como chinelo, zíper estragado, e por aí vai. Essas improvisações fazem parte do famoso jeitinho brasileiro, que é uma manifestação não exclusiva, porém típica e muito presente na cultura popular brasileira da arte da improvisação.

Confira: Inscrição sonhar mais um sonho do Gugu na record

As 10 gambiarras mais comuns na casa dos brasileiros - As gambiarras são improvisações que em sua maioria dão bastante certo e acabam se tornando alternativas permanentes (Foto: Divulgação)

As 10 gambiarras mais comuns na casa dos brasileiros

Essas adaptações econômicas urgentes e permanentes são tão comuns na vida do brasileiro que se tornam tradição na casa de muitas famílias. Esse termo também é utilizado em diversas áreas profissionais como informática, programação, eletrônica, engenharia civil, cinema, teatro, artes plásticas, arquitetura, design, geralmente se referindo a soluções improvisadas, adaptações, ajustes, muitas vezes como uma solução que não se utiliza de métodos, plano ou projeto. A gambiarra é muitas vezes entendida de forma pejorativa como algo em condições precárias, provisório, transitório, mal-acabado ou rústico.

Conheças as 10 gambiarras mais comum na casa dos brasileiros:

Palha de aço na antena

Quando a imagem da TV não está legal, o costume de muitas pessoas é colocar uma palha de aço para melhorara a recepção do sinal.
E realmente funciona, pois com a palha a antena passa a captar sinais que não estejam completamente alinhados.

Arroz no saleiro

É comum encontrar essa gambiarra em restaurantes. O arroz facilita a saída do sal absorvendo a umidade e deixando o sal mais “fino” ou soltinho. É importante tomar cuidado para que os grãos não embolorem.

Consertar chinelo com prego

Essa talvez seja a gambiarra mais comum entre os brasileiros. É bastante normal o a borrachinha que prende as tiras por baixo da sola do chinelo de dedo arrebentar e o prego resolve o problema por bastante tempo.

O chinelo com prego é talvez uma das gambiarras mais comuns a todos (Foto: Divulgação)

Parafusar com faca de cozinha

Com preguiça de buscar a caixa de ferramentas ou até mesmo sem a ferramenta necessária em casa, muitas pessoas utilizam a boa e velha faca para parafusar.

Portão com barriga

Se o seu carro não cabe na garagem, você pode usar o portão com barriga que está tudo certo. É bastante comum encontrar casas com esse tipo de portão em diversas cidades do Brasil.

Saiba como consultar PIS PASEP sem sair de casa

Gambiarra nas tomadas

Existem diversos tipos de improvisações que podem ser feitas com as tomadas.Quando o plug da tomada de um aparelho eletrônico começa a falhar costuma-se fazer de tudo para que ele continue funcionando, menos tomar as medias corretas que seria levar o objeto para o conserto. A gambiarra consiste em cortar o fio e enfiar as pontas direto na tomada, sem plug nem nada.

Ziper quebrado

Ziper quebrado não é problema para o brasileiro. Quem não tem tempo de ir numa costureira, só precisa de uma argola de chave
para prender o ziper no botão e não andar por ai com o ziper aberto.

Apontar lápis com faca pode ser perigoso e bem complicado (Foto: Divulgação)

Apontar lápis com faca

Desenhistas são adeptos dessa prática. Mas apontar o lápis com estilete é super normal quando o apontador está perdido entre os materiais escolares.Ou quando parece que o apontdor não está ajudando o caso, só quebrando o grafite do lápis e o diminuindo.

As 10 gambiarras mais comuns na casa dos brasileiros Fotos

As gambiarras estiveram presente na vida de muitas pessoas, pelo menos com alguma você provavelmente se identificou ou lembrou de alguém da sua família ou vizinhança que era adepto destas improvisações que acabam se tornando permanentes até que algo aconteça e alguém tenha que refazer a gambiarra. Confira abaixo fotos que ilustram As 10 gambiarras mais comuns na casa dos brasileiros que citamos anteriormente:

Top