Igreja ateísta: saiba mais

Apesar de ser difícil quantificar o número de ateus no mundo, é possível notar que as pessoas estão se tornando mais adeptas ao ateísmo.…

Apesar de ser difícil quantificar o número de ateus no mundo, é possível notar que as pessoas estão se tornando mais adeptas ao ateísmo. Num sentido amplo, trata-se da ausência da crença em divindades ou forças sobrenaturais.

Os ateus já possuem a própria congregação. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Os famosos que se dizem ateus

O ateísmo no mundo

Em alguns países, o ateísmo tem mais força do que qualquer outra religião. Na Suíça, por exemplo, 85% da população não acredita em Deus e nem segue uma crença. A quantidade de ateus também é expressiva em outros países, como Vietnã, Dinamarca, Japão, República Tcheca e França.

Com tantas pessoas optando pelo ateísmo, um grupo na Inglaterra teve a ideia de criar uma Igreja em prol de um culto alternativo.

O culto dos ateus

A Igreja ateísta ainda é desconhecida pela maioria, mas está despertando o interesse de alguns ateus. O culto funciona como um grande show, no qual as pessoas celebram a vida com apresentações de comediantes e bandas de rock.

No norte de Londres, há uma congregação bem fora do comum. A Igreja Ateísta tem os seus cultos liderados por um comediante. E os fiéis, ao invés de entoar hinos de louvor, se reúnem para cantar músicas de pop/rock.

A Igreja Ateísta não tem pregação a um livro sagrado. Os fiéis se reúnem para assistir um show de comédia e também para participar de palestras sobre ciência.

Igreja Ateísta tem palestras de Ciências. (Foto:Divulgação)

O culto religioso tradicional tem pequenas semelhanças com o ateísta, como a coleta de dinheiro. A contribuição dos ‘fiéis’ ajuda a pagar os atrativos da cerimônia e proporciona a realização de novos encontros.

Leia Também:  Assento de Elevação Para Carros ou Booster - Onde Comprar

Além de palestras sobre ciência e músicas de bandas clássicas de rock, os frequentadores da Igreja Ateísta também costumam participar de leituras, só que os textos não possuem nenhum fundo bíblico. Entre as histórias que são narradas em um dia de culto, vale ressaltar ‘Alice no País das Maravilhas’.

A Igreja Ateísta atrai todos os tipos de pessoas, mas a sua maioria é formada por jovens, brancos e que pertencem à classe média. Os “fiéis” confessaram sentir um grande vazio nas manhãs de domingo, mas que o culto alternativo está suprindo bem a lacuna. Todos afirmam, ainda, que não se trata de uma simples igreja, mas sim de uma congregação não-religiosa, onde as pessoas cultivam o sentimento de conexão e provam que não são individualistas.

Responsáveis pela Igreja Ateísta. (Foto:Divulgação)

A Igreja Ateísta, que já possui uma unidade na Grã Bretanha, espera ampliar o seu alcance e aumentar o número de fiéis. Os fundadores esperam fundar novas congregações em outros bairros e até mesmo cidades.

Veja também: Ateus possuem vida sexual mais ativa do que religiosos, revelou estudo

Top