Arvorismo no Brasil – onde praticar

O arvorismo é uma pratica de esporte de aventura que surgiu recentemente. O esporte consiste na travessia de um percurso suspenso entre plataformas que…


O arvorismo é uma pratica de esporte de aventura que surgiu recentemente. O esporte consiste na travessia de um percurso suspenso entre plataformas que são montadas entre as copas de diversas árvores.
O esporte nasceu na década de 80, na Costa Rica, onde os pesquisadores desenvolveram as primeiras plataformas entre árvores para poder estudar e pesquisar diversas espécies que habitavam as copas das árvores, além de estudarem o comportamento destas espécies. Já a modalidade esportiva nasceu na década de 90, na Nova Zelândia, como uma adaptação do primeiro modelo criado pelos cientistas.

O percurso do arvorismo é preparado de maneira estratégica com a utilização de cabos e cordas de aço, que aumentam a adrenalina e a diversão ao longo do trajeto. Além das plataformas montadas nas copas das árvores, e dos cabos, cordas e pequenas pontes que são espalhadas ao longo do trajeto, o arvorismo ainda conta com tirolesas e outras formas utilizadas para superar os obstáculos que podem ser naturais ou não.


Para manter a segurança durante o esporte, que é praticado há uma boa altura do chão, são necessários diversos monitores que auxiliam e dão muitas dicas durante o trajeto, além de um bom aparato de segurança, normalmente chamado de kit arvorismo, no qual se utiliza um forte cabo de segurança, aliado a uma cadeirinha, mosquetão e capacete resistente.

Dentro do esporte existem três modalidades diferentes :
O arvorismo técnico, que é utilizado por pesquisadores que precisam se transpor entre as copas das árvores para realizar suas pesquisas de campos, onde detectam novas espécies de animais e plantas. Neste caso, eles possuem seus próprios equipamentos.

O arvorismo comtemplativo é uma modalidade bem diferente e calma. Nesta esporte, não há necessidade de equipamentos de segurança, já que o percurso é totalmente preparado com proteções laterais, plataformas bem amplas e passarelas firmes, que possibilitam uma calma caminhada entre as copas das árvores para a observação de diversos animais e espécies de plantas que habitam o local.

Leia Também:  Cuidados que evitam contaminações na cozinha

A forma mais conhecida de arvorismo é o acrobático, no qual as pessoas buscam muita adrenalina e diversão. Durante este tipo de percurso, são dispostas diversas dificuldades que vão aumentando ao longo do caminho, o que exige muita coordenação, ousadia e equilíbrio dos aventureiros.

Confira alguns locais no Brasil onde é possível praticar o esporte, aliando muita diversão e segurança ao passeio:

Hotel Fazenda Solar das Andorinhas
Rua Ivan de Abreu Azevedo, 333 – Bairro Carlos Gomes
Acesso pela Rodovia Campinas/Mogi Mirim, Km 121
(19) 3757-2700 • Campinas,  São Paulo

Pousada Canopy & Jungle Lodge
Estrada Rio Bonito – Cond.vila da Mata, n°12 – Bairro Rio Bonito de Cima
(55) 2124-5638 • Nova Friburgo, Rio de Janeiro

Costão do Santinho Resort
Estr. Vereador Onildo Lemos, 2505
0800 48-1000 • Ingleses  Florianópolis – SC.

 Mabu Engenho Eco Resort
Rodovia João Gualberto Soares, 8290 / Rio Vermelho
(48) 3269 – 7000 • Centro – Florianópolis – SC

Top