segunda-feira, 28 de novembro de 2022 - 28/11/2022 18:03:55
MundodasTribos


O arvorismo é uma pratica de esporte de aventura que surgiu recentemente. O esporte consiste na travessia de um percurso suspenso entre plataformas que são montadas entre as copas de diversas árvores.
O esporte nasceu na década de 80, na Costa Rica, onde os pesquisadores desenvolveram as primeiras plataformas entre árvores para poder estudar e pesquisar diversas espécies que habitavam as copas das árvores, além de estudarem o comportamento destas espécies. Já a modalidade esportiva nasceu na década de 90, na Nova Zelândia, como uma adaptação do primeiro modelo criado pelos cientistas.

O percurso do arvorismo é preparado de maneira estratégica com a utilização de cabos e cordas de aço, que aumentam a adrenalina e a diversão ao longo do trajeto. Além das plataformas montadas nas copas das árvores, e dos cabos, cordas e pequenas pontes que são espalhadas ao longo do trajeto, o arvorismo ainda conta com tirolesas e outras formas utilizadas para superar os obstáculos que podem ser naturais ou não.


Para manter a segurança durante o esporte, que é praticado há uma boa altura do chão, são necessários diversos monitores que auxiliam e dão muitas dicas durante o trajeto, além de um bom aparato de segurança, normalmente chamado de kit arvorismo, no qual se utiliza um forte cabo de segurança, aliado a uma cadeirinha, mosquetão e capacete resistente.

Dentro do esporte existem três modalidades diferentes :
O arvorismo técnico, que é utilizado por pesquisadores que precisam se transpor entre as copas das árvores para realizar suas pesquisas de campos, onde detectam novas espécies de animais e plantas. Neste caso, eles possuem seus próprios equipamentos.

O arvorismo comtemplativo é uma modalidade bem diferente e calma. Nesta esporte, não há necessidade de equipamentos de segurança, já que o percurso é totalmente preparado com proteções laterais, plataformas bem amplas e passarelas firmes, que possibilitam uma calma caminhada entre as copas das árvores para a observação de diversos animais e espécies de plantas que habitam o local.

A forma mais conhecida de arvorismo é o acrobático, no qual as pessoas buscam muita adrenalina e diversão. Durante este tipo de percurso, são dispostas diversas dificuldades que vão aumentando ao longo do caminho, o que exige muita coordenação, ousadia e equilíbrio dos aventureiros.

Confira alguns locais no Brasil onde é possível praticar o esporte, aliando muita diversão e segurança ao passeio:

Hotel Fazenda Solar das Andorinhas
Rua Ivan de Abreu Azevedo, 333 – Bairro Carlos Gomes
Acesso pela Rodovia Campinas/Mogi Mirim, Km 121
(19) 3757-2700 • Campinas,  São Paulo

Pousada Canopy & Jungle Lodge
Estrada Rio Bonito – Cond.vila da Mata, n°12 – Bairro Rio Bonito de Cima
(55) 2124-5638 • Nova Friburgo, Rio de Janeiro

Costão do Santinho Resort
Estr. Vereador Onildo Lemos, 2505
0800 48-1000 • Ingleses  Florianópolis – SC.

 Mabu Engenho Eco Resort
Rodovia João Gualberto Soares, 8290 / Rio Vermelho
(48) 3269 – 7000 • Centro – Florianópolis – SC

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

1

Pode ser do seu interesse

Entenda como Tratar a Artrite

Entenda como Tratar a Artrite

Penteados Para Noivas 2011

Penteados Para Noivas 2011

Hotéis Fazenda em MG

Hotéis Fazenda em MG

Morena Rosa Coleção 2016 Inverno

Morena Rosa Coleção 2016 Inverno

Pacotes de férias para Aspen

Pacotes de férias para Aspen

Camisa pólo play preços, modelos, onde comprar

Camisa pólo play preços, modelos, onde comprar