Arte com porongos: Como fazer, passo a passo

Cabaça ou porongo é a nomenclatura popular dos frutos de plantas da família das cucurbitáceas e a uma da família das bignoniáceas. Essa espécie…

Cabaça ou porongo é a nomenclatura popular dos frutos de plantas da família das cucurbitáceas e a uma da família das bignoniáceas. Essa espécie de planta é chamada de porongueiro, cabaceira, cabaceiro e, na Amazônia, de jamaru. Nessas regiões é comum ver artesanatos com esse item, que por sinal é muito versátil e apreciado por turistas. Quem está querendo garantir um dinheirinho extra e não sabe mais como fazer para conquistar essa façanha, deve investir na arte com porongos e aprender com o passo a passo abaixo.

Leia também: Aulas de artesanato online grátis

 

Cabaças ou porongos (Foto: Divulgação)

Formiga feita com porongos

Um dos artesanatos mais simples de se fazer e que tem como matéria-prima os porongos, são as formiga. Como esse inseto tem uma forma arredondada e os porongos também, fica fácil. Confira a seguir o passo a passo dos porongos que viram formiguinhas.

– Material:

  • Porongos
  • Arame
  • Alicate
  • Tinta acrílica preta
  • Cola quente
  • Olhos para artesanato

Formiga moldada (Foto: Divulgação)

– Como fazer

1° passo: Adicione meio porongo pequeno em um porongo com duas ondulações maiores. Use a cola quente para unir as partes.

Veja a formiga pronta (Foto: Divulgação)

2° passo: Pegue o arame e o alicate para fazer as perninhas e a as antenas da formiga. Depois de finalizado cole com cola quente.

3° passo: Pinte tudo com a tinta preta e cole os olhinhos da formiga depois que estiver seca a pintura.

Saiba mais sobre: Decoração de cozinha com artesanato: dicas

Aprenda a fazer outros bichos de cabaça

A versatilidade da cabaça (ou porongo) faz dela um material muito usado para fazer animais que viram belos enfeites. Para te ensinar a utilizar esse produto vindo da natureza em artesanatos mais elaborados separamos o vídeo abaixo:

Continuar Lendo  Flores indicadas para outono-inverno

 


Quem ainda busca ideias para inovar na arte com porongos deve ver a galeria de fotos que separamos abaixo, com várias ideias diferenciadas que podem ser feitas por pessoas de todas as idades:

 

Agora é só seguir nossas dicas e praticar muito para aperfeiçoar a sua arte com porongos.

 

 

Top