Arquivos deletados acidentalmente: como recuperar

Quem nunca passou pela delicada situação de excluir um arquivo acidentalmente e depois não saber  o que fazer? Hoje em dia há diversos programas…

Quem nunca passou pela delicada situação de excluir um arquivo acidentalmente e depois não saber  o que fazer? Hoje em dia há diversos programas gratuitos de recuperação de arquivos que podem ajudá-lo nesta tarefa!

Isso é possível pois o Windows extrai somente a referência do arquivo deletado, liberando a área do disco que ele usa para a  gravação de novos dados. Enquanto esta extensão não é sobrescrita por novos arquivos, existe a possibilidade de recuperá-los. Sendo assim, veja 4 passos para realizar tal processo:

Como recuperar arquivos deletados acidentalmente

Não armazene nenhum outro arquivos na unidade onde o arquivo deletado estava. (Foto Divulgação)

Antes de usar qualquer tipo de programa, é importante tomar alguns cuidados. A seguir confira importantes dicas sobre o que deve-se fazer quando perceber que excluiu algum arquivo acidentalmente.

Leia mais: Acabe com os arquivos duplicados do seu PC

1. É importante não armazenar nenhum arquivo novo na unidade onde o arquivo excluído estava contido, já que, um arquivo novo pode substituir um arquivo deletado que você está tentando restaurar;

2. Se precisar restaurar arquivos que estavam guardados no disco do sistema (unidade C), não instale nenhum tipo de programa no seu computador. Neste caso, a recomendação é usar um programa portátil para recuperar os arquivos deletados. Dica: Baixe um programa para a recuperação em outro computador e depois passe para o pendrive;

3. Também é importante não realizar muitas operações no sistema. Não abra ou feche arquivos ou programas. Isso pode criar arquivos temporários que podem substituir aqueles deletados;

4. Depois de executar uma das ferramentas de recuperação, salve os arquivos recuperados em outra unidade. Evite gravar os arquivos no mesmo disco onde eles estavam anteriormente.

É importante não armazenar nenhum arquivo novo na unidade onde o arquivo excluído estava contido. (Foto Divulgação)

Leia também: Descubra se um arquivo tem vírus antes de abri-lo no seu computador

Leia Também:  Melhores Smartphones Do Mercado 2010

Programas mais utilizados para recuperar os arquivos deletados

1. Recuva

2. DiskDigger

3. PhotoRec

4. Wise Data Recovery

5. iCare Data Recovery Free

6. iFileRecovery

7. Glary Undelete

8. Data Recovery Wizard Free

9. Power Data Recovery

10. Undela

O recuva é um dos programas mais baixados para recuperar arquivos deletados. (Foto Divulgação)

Seguindo a risca todas as dicas acima citadas, a chance de recuperar com sucesso os arquivos deletados acidentalmente são muito altas. Para ver qual é o melhor programa para utilizar em seu computador, confira o link abaixo.

Veja: Programas que recuperam arquivos deletados

Top