Aprenda combinar cores e fazer looks perfeitos

Você está querendo montar looks perfeitos? Então o primeiro passo é acertar na combinação das cores. Ao escolher as roupas e acessórios, vale a…

Você está querendo montar looks perfeitos? Então o primeiro passo é acertar na combinação das cores. Ao escolher as roupas e acessórios, vale a pena observar a harmonia entre os tons para não acabar criando uma produção monótona ou visualmente poluída.

Aprenda a combinar cores observando o círculo cromático. (Foto: Reprodução/Lookbook.nu)

Aprenda a combinar cores observando o círculo cromático. (Foto: Reprodução/Lookbook.nu)

As mulheres montam looks para diferentes ocasiões: trabalho, passeio no shopping com as amigas, balada e festa. Em todos os casos, elas costumam sentir dúvidas com relação a combinações de cores. Será mesmo tão complicado harmonizar os tons? É essa questão que vamos esclarecer nos tópicos abaixo.

Como combinar cores e fazer looks perfeitos?

Tanto na moda como na decoração é preciso observar o círculo cromático para acertar na combinação de cores. Esse elemento mostra os tons que se harmonizam entre si e também aqueles que não podem dividir espaço numa mesma composição.

Veja a seguir algumas dicas para combinar cores no seu look:

Combinações com cores primárias

Se você deseja empoderar o seu look, então aposte nas peças com cores primárias, ou seja, o vermelho, o amarelo e o azul. Esses tons chamam atenção, por isso são ótimos para compor looks monocromáticos ou mesmo fazer combinações com cores neutras. Só tome cuidado para não deixar o visual muito cansativo.

A bolsa vermelha se destaca no look. (Foto: Reprodução/Lookbook.nu)

A bolsa vermelha se destaca no look. (Foto: Reprodução/Lookbook.nu)

Para não transformar o seu look no centro das atenções, experimente trabalhar com as cores primárias nos detalhes. Um sapato vermelho ou uma bolsa amarela deixam a produção super charmosa.

Combinações com cores análogas

O look todo colorido é perfeito para usar durante o dia. No entanto, a mulher precisa tomar cuidado para acertar na combinação. Trabalhar com as cores análogas é uma estratégia bem interessante, afinal, esses tons se encontram lado a lado no círculo cromático e apresentam variações bem suaves. Em outras palavras, as cores análogas possuem tons próximos e servem para criar um efeito “tom sobre tom” no look.

Leia Também:  Coleção Riachuelo 2011

Os consultores de moda recomendam combinar as cores análogas que não estão em sequência. O ideal é intercalar os tons no look, de maneira suave e natural.

Seguindo a ideia de cores análogas, é possível combinar uma calça azul royal com uma sapatilha azul clarinha. Usar um vestido laranja com uma sandália salmão também é uma combinação interessante.

Cores análogas aparecem nesse look. (Foto: Reprodução/Lookbook.nu)

Cores análogas aparecem nesse look. (Foto: Reprodução/Lookbook.nu)

Combinações com cores complementares

As cores complementares são aquelas que estão em lados opostos no círculo cromático, portanto, exercem contraste perfeito entre si. Elas ajudam a compor looks equilibrados, desde que dividam espaço com uma cor neutra, como é o caso do preto e do branco.

E aí? Ficou alguma dúvida sobre como combinar cores no look? Deixe um comentário com a sua pergunta ou sugestão.

 

Top