Jaqueta aviador

Foi na Segunda Guerra Mundial que a jaqueta aviador foi criada. Originalmente, ela foi desenvolvida para os soldados e pilotos que sofriam com as…

Foi na Segunda Guerra Mundial que a jaqueta aviador foi criada. Originalmente, ela foi desenvolvida para os soldados e pilotos que sofriam com as temperaturas baixas e a falta de uma cabine fechada nas aeronaves em altitudes elevadas. É também conhecida por bomber jacket ou flight jacket, nomes que derivam do estilo de vestir existente neste universo masculino.

O criador da jaqueta foi Leslie Irvin, um paraquedista que desenhou e fabricou a clássica jaqueta com pêlo de carneiro em seu interior. Forneceu também para a Força Aérea britânica, fazendo crescer a demanda e obrigando-o a abrir uma fábrica para confeccionar mais rapidamente. Os soldados representavam coragem e virilidade, e a peça foi parar nas ruas.

As jaquetas pioneiras foram a A-2 e G-1, muito bem representadas no filme Top Gun – Ases Indomáveis, trazendo de volta uma peça icônica. Mas os modelos de jaquetas aviador não se limitam somente ao A-2 e G-1. Atualmente, a jaqueta caiu nas graças da população, fazendo com que a moda se renovasse mais uma vez.

Novos shapes e cores, golas de tamanhos diversos, finas ou grossas, as flight jackets mantêm as características que pertencem ao estilo de vida dos pilotos e soldados. Modificações e atualizações são necessárias para que esta peça continue fazendo sucesso. E acredite, ela consegue!

Os modelos que vemos hoje no mercado podem ser de couro sintético ou verdadeiro, e também podem ser forrados com pele de carneiro fake ou verdadeira e lã, para continuar protegendo do frio. Ela está mais curta e um pouco mais ampla, a gola é maior do que os modelos tradicionais da jaqueta, mas a essência continua a mesma.

A Burberry Prorsum foi a marca que deu o start em redesenhar essa peça para o outono de 2010. Seus modelos possuem a gola extra-grande e foram adaptados a vários comprimentos como um trench coat, por exemplo.

Leia Também:  Moda feminina para o Réveillon 2017

O bacana desta peça, é que você tem várias opções de uso. Ela proporciona um efeito pesado ao look, mas você pode combiná-la com um vestidinho ou uma saia, isso quebra o pesado e cria uma harmonia interessante.  Não se esqueça de que é uma peça bem quente. Com isso em mente, as garotas que moram em regiões mais frias podem adotar o casaco .

Mas há também outros estilos de jaquetas de couro verdadeiro ou não. São conhecidas como perfecto e possuem características similares às da aviador. Esta jaqueta é também conhecida por biker ou motorcycle jacket, e foi desenvolvida para que os motoqueiros se protegessem do frio e chuva. A jaqueta perfecto é acinturada e mais curta que a aviador.

Como estamos partindo para um mundo ecofriendly, o couro sintético é o material da vez. Não há motivos para não aderirmos a essa tendência, visto que o couro fake tem qualidade tão boa quanto o couro verdadeiro. As grandes redes como Marisa e Renner desenvolveram jaquetas aviador e perfecto com material sintético. Assim como a Zara e Hering se juntaram também.

Top