Aprenda a respirar de uma forma que melhore sua saúde

Respirar é uma ação involuntária, ou seja, ocorre sem que o cérebro precise receber algum comando específico. Por ser automático acaba sendo feito de…

Respirar é uma ação involuntária, ou seja, ocorre sem que o cérebro precise receber algum comando específico. Por ser automático acaba sendo feito de maneira inadequada, respirando-se muito mais através da boca do que pelo nariz.

Utilizar o nariz para puxar o ar  é muito importante, porque ele está mais preparado para receber o oxigênio e direcioná-lo para os pulmões. Além disso, a cavidade nasal tem pelos que ajudam a limpar as impurezas do ar ambiente. E, ainda, promove um aquecimento do ar, que chega aos pulmões numa temperatura mais próxima da temperatura média do corpo. Já a boca não apresenta esse poder de filtro nem de aquecimento.

Na correria do dia a dia nem percebemos a maneira como respiramos. Respirar de forma certa pode trazer inúmeros benefícios a nossa saúde, pois nos deixa relaxados e equilibrados. Através da respiração, podemos eliminar cerda de 80% das toxinas produzidas em nosso organismo. Ao respirar de maneira correta, ficamos mais tranquilos, diminuímos o estresse, e, consequentemente, diminuímos a chances de doenças aparecerem.

A respiração abdominal é aquela que fazemos quando estamos praticando um exercício que necessite de grande esforço físico, como correr. Nesse tipo de atividade, precisamos de uma quantidade grande de oxigênio, por isso o diafragma é utilizado, para que o ar preencha todo o pulmão. Para isso, não apenas os músculos laterais precisam se movimentar, mas sim uma grande quantidade de músculos acessórios da respiração.

 Quais os benefícios da respiração correta?

  • Respirar da forma certa ajuda a evitar rugas, flacidez e linhas de expressão;
  • Melhora no combate a infecções respiratórias, pois o nosso nariz filtra os microrganismos impedindo que cheguem até a faringe, laringe e pulmões;
  • Melhora o desenvolvimento da arcada dentária das crianças;
  • Ajuda a ter uma melhor noite de sono;
  • Diminui a ansiedade e o estresse, podendo agravar problemas de saúde como hipertensão arterial, depressão, gastrite nervosa, enxaqueca, entre outras;
  • Melhora a capacidade de concentração. Ao respirar de forma correta ficamos mais calmos e tranquilos, consequentemente, mais concentrados;
  • Ajuda a manter o bom humor e o equilíbrio;
  • Melhora na energia para as atividades diárias;
  • Fortalece o organismo. A respiração correta massageia os órgãos do corpo e faz com que eles trabalhem de uma maneira mais relaxada e ritmada.
Leia Também:  Forma correta de enxaguar o cabelo

Como respirar de maneira correta?

1. Sente-se em uma posição confortável;

2. Deixe as costas eretas;

3. Inspire pelo nariz contando até três, de forma pausada;

4. Ao encher os pulmões segure o ar por mais três segundos;

5. Solte o ar, lentamente, contando até três novamente.

6. Repita várias vezes o exercícios, durante 15 minutos.

Respirando de maneira correta, a qualidade da sua vida pode melhorar muito.

Top