Coronavírus: saiba mais

Existem vários organismos, macroscópicos e microscópicos, que são diariamente descobertos, e muitos deles são capazes de causar pavor e podem ser mortais. A descoberta…

Existem vários organismos, macroscópicos e microscópicos, que são diariamente descobertos, e muitos deles são capazes de causar pavor e podem ser mortais. A descoberta mais recente e de maior importância para a saúde mundial é uma variedade nova de um vírus capaz de afetar o sistema respiratório. Esclareça algumas dúvidas e saiba mais sobre o coronavírus.

Uma nova variedade do coronavírus vem causando muito medo. (Foto: divulgação)

O que é o coronavírus

Coronavírus é um grupo de vírus de capsídeo helicoidal e envelope bilipídico, que são constituídos por uma fita simples de RNA. Esse agente é uma causa bastante comum de problemas gastrintestinais, como prisão de ventre e gastroenterite, e também pode causar resfriados e até pneumonias.

Novo coronavírus

A nova variedade do coronavírus foi descoberta no segundo semestre de 2012, quando um paciente foi transferido do Catar para Londres, a fim de tratar uma misteriosa doença pulmonar. De acordo com os especialistas, existem algumas famílias de vírus que fazem parte de uma lista que inspira mais cuidado, devido seu potencial para causar epidemias e até mesmo pandemias, e o coronavírus está nessa lista. Situação semelhante aconteceu recentemente, com o surgimento do H1N1, causador da gripe suína.

O vírus afeta principalmente o sistema respiratório. (Foto: divulgação)

Até o momento foram poucos os casos confirmados de infecção por coronavírus ao redor do mundo, sendo que a principal região afetada é o Reino Unido. Esse agente provoca uma importante doença respiratória e também pode causar lesões renais. O quadro clínico inclui, principalmente, falta de ar importante e febre alta.

Até agora, metade de todos os casos confirmados foram fatais e, de acordo com as últimas notícias, o vírus é capaz de se multiplicar no organismo mais rápido do que o vírus da SRAG (síndrome respiratória aguda grave), que assolou o Ásia há uma década e ficou mundialmente conhecida como SARS.

Leia Também:  Mega hair: mitos e verdades

Futuro incerto

Apesar das autoridades médicas afirmarem que o novo coronavírus oferece riscos muito baixos para a população em geral, a verdade é que ainda é impossível determinar exatamente o quão perigosa pode ser essa infecção, uma vez que é totalmente desconhecida e os especialistas não são capazes de prever o comportamento do vírus.

Ainda não se sabe muito sobre o vírus e mais pesquisas são necessárias. (Foto: divulgação)

Infelizmente, quando o assunto é uma nova variedade de vírus, leva um tempo para que os especialistas no assunto sejam capazes de descobrir realmente o perigo que ele representa, especialmente nos casos como ao do coronavírus, onde o número de pessoas infectadas é muito pequeno e impede a determinação exata de fatores como meios de infecção, período de incubação e transmissibilidade. Por enquanto a melhor dica é tomar os devidos cuidados para prevenir pneumonia e torcer para que novidades sobre o coronavírus sejam descobertas.

Top