Aprenda a lidar com pessoas difíceis

Vivemos em sociedade e cada pessoa tem um universo particular, com gostos, ações e intenções diferenciadas. Há pessoas que a cada dia têm um…

Vivemos em sociedade e cada pessoa tem um universo particular, com gostos, ações e intenções diferenciadas. Há pessoas que a cada dia têm um humor diferente, tornando delicada a relação dos demais com ela. Seja no trabalho, na escola, igreja ou mesmo com a vizinhança, saber lidar com os diversos tipos de personalidades é fundamental para o convívio social agradável.

Há pessoas  difíceis de conviver, seja por um temperamento mais forte, opinião divergente ou mesmo por não conseguir polir as palavras, magoando aos outros. De qualquer maneira , estamos suscetíveis a encontrar esse tipo de pessoa a qualquer momento e lugar. Muitas vezes, precisamos tolerar certas atitudes para manter a boa convivência.

Dicas práticas para lidar com pessoas difíceis

1-      Não provoque a pessoa indicando de forma grosseira e autoritária o erro dela. Seja discreto ao indicar como ela poderia melhorar.

2-      Não fale na frente dos outros sobre a postura difícil de alguém, isso envergonha a pessoa citada e não ajuda.

3-      Respeite sempre. Mesmo que você ache difícil conviver com alguém, essa pessoa merece respeito, ela não tem aquela personalidade porque quer.

As pessoas difíceis nem sempre são aquelas que são ríspidas e grosseiras. Há também, perfis que incomodam alguns, como pessoas simpáticas demais, para tudo tem um sorriso no rosto, é o tipo conhecido como bajulador e que transmite falsidade nas palavras e ações; pessoas controladoras e dominadoras, que querem tudo da forma delas, sem enxergar que as sugestões de outros podem ser bem vindas; pessimistas e negativas, nunca tem uma resposta positiva e para elas o erro é sempre a única opção, é difícil crescer junto de pessoas assim;  intolerantes, não aceitam erros ou desculpas, esse tipo de pessoa normalmente intimida as demais, mas seja firme e pessoas caladas demais, em uma conversa parece que só você fala, é um verdadeiro monólogo, esse tipo de pessoa é mais observador e prefere ficar calado.

Leia Também:  Dúvidas mais frequentes em relação à vacinação infantil

Antes de julgar e apontar o dedo indicando quem é difícil de manter uma boa convivência, preste atenção e analise se a pessoa difícil no meio social não é você!

Serviço:

Para se aprofundar no tema, a recomendação é a leitura do livro Aprendendo a Lidar com Pessoas Difíceis de Rick Brinkman.

Top