Xadrez para homens: dicas, looks

Não é de hoje que xadrez faz parte do armário, tanto de homens e mulheres. Uma estampa que agrada quase todos os gostos, podendo…

Por Editorial em 21/04/2012

Sobreposições são a chave para um look bonito e despojado

Não é de hoje que xadrez faz parte do armário, tanto de homens e mulheres. Uma estampa que agrada quase todos os gostos, podendo ser considerada uma peça coringa, que combina com os mais diversos looks casuais, mas que tem seus truques para não ficar exagerada.

Apesar do uso amplo feito por mulheres, homens, muitas vezes por falta de informação ou conhecimento de como usar acabam evitando estas peças por medo de errar e parecer com a imagem do “caipira” difundida pelo cinema e televisão.

Homens estão cada vez mais vaidosos e estar na moda é importante, não apenas para o convívio social, mas também como influência para a vida profissional, então algumas dicas são essenciais para montar aquele visual de sucesso usando peças xadrez.

Cores, mais cores e texturas

É importante tomar cuidado com cores e texturas

Apesar da ideia de que xadrez é sempre a mesma coisa os padrões são bem diferentes uns dos outros, basta mudar uma cor para que a peça mude completamente de aspecto então vale a pena investir em cores diferentes, que dão aquele toque a mais no look.

Uma excelente forma de combinação está nas repetições, então basta investir na cor predominante da peça xadrez, aquela que mais toma conta da visão e repetir em uma peça lisa.

Esta cor predominante pode ser tanto o tom usado no traço quanto no fundo da peça de roupa. É importante olhar com atenção para a roupa e se perguntar “qual cor mais se destaca” para descobrir qual a predominância.

A escolha do material certo também é importantíssimo, é importante combinar materiais. Estampas mais finas, feitas com mais fios, com um tecido mais elegante combinam com calças de aspecto mais refinado ou até mesmo social, enquanto camisas de algodão ou com estampas mais grosseiras são mais casuais e podem combinar com jeans de lavagens desgastadas, rasgados, calças de sarja ou com um caimento mais mole.

Mistura certa, essa é a alma do negócio

É importante mesclar a estampa com peças lisas

Esta dica vale para qualquer estampa e já é conhecida de 9 entre 10 mulheres. Ao utilizar uma peça muito estampada, é importante mesclar com peças lisas, por tanto, aquela camisa xadrez casual com certeza ficará excelente sobreposta a uma camiseta lisa e calça sem muitos detalhes.

Isto é importante para não poluir demais o visual. Vale lembrar que como o xadrez é mais casual, as combinações mais certas são sapatos despojados como camurça e tênis.

Casualidade x Ocasiões formais

Xadrez dá um visual mais despojado e casual, perfeito para o dia a dia

Uma das principais características do xadrez está exatamente no visual mais casual, menos rígido, xadrez dificilmente combinará com eventos que exijam terno e gravata, por esse motivo, camisas sociais mais formais que trazem padrões xadrez são monocromáticos e discretos. Se deseja abusar das cores, prefira roupas casuais.

Os sapatos devem acompanhar a roupa, sapatos mais descontraídos são uma excelente pedida, mesclar o clássico com o esportivo e o esportivo com o clássico nunca é uma boa pedida, pois pode tornar o visual desarmonizado.

O importante para montar qualquer look é sempre o bom senso, com bom senso não há como errar. Pare na frente do espelho e se pergunte “Se eu visse alguém usando isso, o que pensaria?” se a resposta for positiva, já é um grande passo para acertar no look.

Agora é só aproveitar a tendência e fazer bonito, afinal, homens também andam na moda.

Looks xadrez para o guarda-roupas masculino

Top