Aprenda a Interpretar os sinais dos cachorros

Aprenda a Interpretar os sinais dos cachorros

Nós sabemos que os cachorros são animais muito sociáveis e que naturalmente gostam de interagir com uma matilha, seja uma matilha formada por outros…

Por Isabella em 12/01/2021

Nós sabemos que os cachorros são animais muito sociáveis e que naturalmente gostam de interagir com uma matilha, seja uma matilha formada por outros cães ou pela sua família humana. Sendo assim, é importante saber como interpretar os sinais dos cachorros.

Fique atento porque os cachorros possuem linguagem necessária para estabelecer uma comunicação capaz de manter a matilha em harmonia e, esta comunicação é utilizada com outros cachorros e também com os humanos. Mas se nós não nos informarmos antes, não temos como decifrar tudo aquilo que o nosso cachorro nos quer transmitir.

Continue lendo para entender melhor o seu cachorro, vamos explicar como você pode interpretar a linguagem corporal dos cães.

Interpretar os Sinais dos cachorros: calma

Você já ouviu falar alguma vez dos sinais de calma no cachorro, embora esse termo possa causar uma certa confusão. Os cachorros utilizam estes sinais para transmitir calma aos outros cães, à sua família humana ou inclusive a eles próprios. Em resumo, um sinal de calma na sua essência é uma resposta a um estímulo externo.

Tenha em mente que o cachorro pode usar esse sinal para minimizar a sua excitação, para prevenir uma ameaça, para estabelecer amizade, entre outros fatores. Porém, os sinais de calma também podem indicar que um cachorro está assustado, estressado ou até mesmo zangado.

Vale destacar que os sinais de calma são uma parte muito importante da linguagem corporal dos cachorros, no entanto, não são os únicos que existem, pois os cachorros podem utilizar outro tipo de sinais para transmitir excitação, ameaça ou agressividade.

Saiba interpretar os sinais de calma mais importantes

Existem aproximadamente 30 sinais de calma diferentes com significados que podem variar dependendo de se o cachorro os utiliza com outro cão ou com um humano. Por isso, para quem deseja estudar o assunto de forma mais completa, recomendamos o livro “A linguagem dos cães: os sinais de calma” da escritora Turid Rugaas.

Vamos decifrar para você o que o seu cachorro quer dizer quando utiliza algum dos sinais de calma mais comuns:

  • Piscar repetidamente: Quando um cão pisca de forma repetida, está lhe indicando que se sente forçado e incômodo perante um estímulo externo (geralmente uma ordem) e que pretende apaziguar os ânimos.
  • Virar a cabeça para um lado: É um sinal muito utilizado pelos cachorros quando um humano se inclina de forma excessiva sobre ele para transmitir uma ordem. Com este sinal o cachorro indica que está desconfortável, o mesmo acontece quando olha de lado para evitar o contato visual.
  • Virar as costas: Se o cachorro vira as costas para você pode ser, principalmente, por dois motivos: ou está muito excitado e sobressaltado e precisa diminuir de forma muito rápida essa energia e os estímulos que está recebendo, ou pressente que você se aproxima dele zangado e busca te tranquilizar.
  • Bocejar: Quando um cachorro boceja está tentando tranquilizar a si mesmo em uma situação que entende como não sendo calma. Também pode estar tentando tranquilizar a sua família humana.
  • Relamber e lamber: Este sinal de calma pode ter diversos significados. Quando um cachorro lambe você pode ser interpretado como uma interação social e uma demonstração de alegria. Em contrapartida, quando um cachorro lambe o focinho pode indicar que está assustado, nervoso ou incômodo.
  • Deitar de barriga para cima: É um dos sinais que demonstra uma grande confiança em você, pois quando um cachorro se coloca assim fica totalmente submisso e entregue.

Lembrando que um dos benefícios mais importantes de conhecer estes sinais de calma é que você também pode utilizá-los com o seu cachorro, desta forma ele entenderá facilmente aquilo que você quer transmitir.

Os sinais dos cachorros antes de uma mordida

Quando falamos da linguagem corporal canina, um dos conhecimentos mais valiosos é saber identificar quando um cachorro representa uma ameaça e se prepara para uma mordida.

Neste caso os sinais costumam ser os seguintes:

  • Demonstra incômodo olhando para o outro lado, virando, bocejando e se movendo lentamente.
  • Arranha e cheira o solo.
  • Mostra sinais de estresse: o pelo do seu lombo fica eriçado, ofega, as pupilas ficam dilatadas e os olhos muito abertos, também pode tremer e se sacudir. Esses sinais indicam que o cachorro se prepara para fugir ou para atacar.
  • O cachorro deixa de mostrar sinais, permanece imóvel e foca na sua ameaça, caso não tenha conseguido neutralizá-la.
  • Rosna e mostra os dentes.
  • Por último, faz um ataque e marca ou morde em um ato de defesa própria ou como defesa de algo ou alguém que considera que lhe pertence.

Ao conhecermos a linguagem corporal dos cães, esse processo não precisa chegar ao fim, pois podemos agir dependendo do que o nosso cachorro está manifestando, conseguindo acalmá-lo.

Agora você será capaz de melhorar a sua comunicação com o melhor amigo do homem! O que achou dos sinais? Deixe seu comentário.

Top