Aposentadoria por tempo de Serviço: Liberação mais Rápida

Aposentadoria por tempo de Serviço: Liberação mais Rápida

Saiba tudo sobre Aposentadoria por tempo de Serviço: Liberação mais Rápida. Esse benefício da Previdência Social é liberado quando o contribuinte cumpre com o…

Por Redacao em 30/03/2015

Saiba tudo sobre Aposentadoria por tempo de Serviço: Liberação mais Rápida. Esse benefício da Previdência Social é liberado quando o contribuinte cumpre com o tempo mínimo de contribuição para conseguir se aposentar. Leia a matéria e saiba mais detalhes sobre como funciona esse tipo de aposentadoria.

Aposentadoria por tempo de Serviço: Liberação mais Rápida. (Foto: Divulgação)

A aposentadoria por tempo de contribuição é um direito segurado pela legislação previdenciária. O benefício pode ser solicitado a partir de 30 anos de pagamento no caso das mulheres e 35 anos no caso dos homens.

Antigamente, as pessoas levavam muito tempo para conseguir receber a aposentadoria, pois o procedimento era demorado e burocrático. Hoje, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) procura trabalhar com recursos que garantem uma liberação rápida do benefício. Se tudo estiver de acordo com o perfil do trabalhador, ele se torna um aposentado no mesmo dia em que procurou atendimento.

No tópico a seguir você vai compreender a Aposentadoria por tempo de Serviço: Liberação mais Rápida.

Leia mais: Extrato Previdência Social INSS

Aposentadoria por tempo de Serviço: Liberação mais Rápida

Quem passou dos 50 anos de idade e já tem mais de 60 anos de trabalho com carteira assinada tem condições de solicitar a aposentadoria por tempo de serviço sem qualquer problema. O benefício pode ser liberado em até 30 minutos, graças ao reconhecimento automático de direitos.

Como se aposentar por tempo de serviço?

O tempo de contribuições pode determinar a aposentadoria. (Foto: Divulgação)

O cálculo da aposentadoria por tempo e serviço é realizado pelo fator previdenciário. A conta relaciona algumas informações do segurado, como alíquota de contribuição, idade, tempo de contribuição e expectativa de sobrevida. Considerando esse cálculo, quem aposenta mais jovem também acaba recebendo menos.

A partir da data de desligamento do emprego, o trabalhador tem o prazo de até 90 dias para dar entrada no seu pedido de aposentadoria por tempo de serviço. Ele deve reunir os documentos necessários e agendar atendimento em uma das unidades da Previdência Social.

O agendamento do atendimento deve ser realizado pela internet ou telefone. (Foto: Divulgação)

Saiba mais: Inss Dataprev – Consulta Extratos de Pagamentos (Benefícios, Requerimentos)

Para fazer o agendamento do atendimento na Previdência Social, basta ligar para o telefone 135, de segunda-feira a sábado, entre às 07:00 às 22:00. O contribuinte também pode agendar através do site do DATAPREV.

No dia e horário marcados no agendamento, o trabalhador deve comparecer a unidade do INSS, portando os documentos comprobatórios.

Documentos necessários

É importante providenciar a documentação necessária para conseguir se aposentar. (Foto: Divulgação)

Para conseguir se aposentar por tempo de contribuição, é preciso apresentar os seguintes documentos:

– Cadastro de Pessoa Física (CPF)

– Carteira de trabalho

– Número de Identificação do Trabalhador – NIT (PIS/ PASEP)

No caso de contribuintes individuais, é preciso apresentar comprovantes de recolhimentos e contribuições à Previdência Social. Já o trabalhador avulso deve estar munido de um certificado do sindicato ou do órgão gestor. O trabalhador rural também deve apresentar documentos específicos para ter direito a se aposentar dentro dos critérios da categoria.

Veja também: Consultar de Aposentadoria no INSS

Em casos de dúvidas sobre a Aposentadoria por tempo de Serviço: Liberação mais Rápida, deixe um comentário.

Top