Via Rápida SP Empregos e Cursos Gratuitos

Com o intuito de oferecer uma ajuda para aqueles que têm dificuldade de encontrar um emprego, ou procuram cursos que melhorem suas capacidades, o…

Com o intuito de oferecer uma ajuda para aqueles que têm dificuldade de encontrar um emprego, ou procuram cursos que melhorem suas capacidades, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, criaram o Via Rápida, que deverá ser uma mão na roda para solucionar os problemas citados.

Segundo o próprio Alckmin, é um programa inclusivo e bastante prático. “Não tem vestibular e ainda quem precisar terá uma bolsa pra poder se capacitar. Quem estiver desempregado e não receber seguro-desemprego ou benefício previdenciário recebe uma bolsa de R$ 210,00 durante o curso. Se durar um mês, é uma bolsa, se durar dois meses, são duas. Serão cursos rápidos, que a pessoa faz em 80, 120 e 200 horas. Nós também vamos pagar R$ 120,00 pra pessoa poder ter acesso ao transporte”. O material didático também é dado.

Sabendo disso tudo, pode-se perceber claramente que a educação e, sobretudo, a especialização, foram fortemente priorizadas. Os cursos são intensivos e como foi dito, têm curta duração, tendo no máximo 3 meses. No ano de 2011, será oferecido um total de 30 mil vagas em praticamente 400 municípios, para mais 130 cursos que abrangem as mais diversas áreas. Para participar, é preciso ter pelo menos 16 anos, ser alfabetizado e morar no Estado de São Paulo, pois é onde o programa irá correr. Após isso, a seleção ficará por conta da secretaria que irá utilizar critérios como idade, renda familiar, etc.

Os participantes dos programas Ação Jovem e Renda Cidadã terão preferência durante o processo de seleção. O verdadeiro objetivo do programa é oferecer todo o conhecimento e suporte para que o indivíduo se torne capaz de conquistar o seu espaço no mercado de trabalho sozinho.

Leia Também:  Curso gratuito de laminador e pintor fibra de vidro 2012 - Via Rápida

As aulas são divididas em duas partes: primeiro virão os conhecimentos gerais, que serão dados por professores capacitados pela Fundap, em seguida, há os conhecimentos específicos,  regidos por profissionais especializados. A ocorrência desse programa é de extrema importância, uma vez que ele foca seus esforços na criação de cidadãos capacitados que visam entrar no mercado de forma independente. No Brasil, é um programa que atenderá muito bem as necessidades locais, principalmente pelo fato de acontecer na região do Estado de São Paulo, que como todos sabem, é onde se concentra a maior parte da economia e do mercado de todo o país.

Se você ficou interessado no curso, saiba que as inscrições podem ser feitas somente pelo site. Para você não perder tempo procurando, acesse o site Via Rápida Sp. Basta ter o RG e o CPF em mãos. Caso você tenha dúvidas, procure por um dos postos do Acessa São Paulo e fale com um dos profissionais para ter sua ajuda no preenchimento. Não deixe de conferir o que este programa pode ter de vantajoso para a sua carreira profissional. Estar bem preparado é fundamental para conquistar um bom emprego e fazer diferença na hora de aumentar sua lucratividade.

 

Top