Aposentadoria 2022 do INSS: tudo o que precisa saber!

PUBLICIDADE

A aposentadoria 2022 do INSS pegou muitas pessoas desprevenidas por conta das mudanças feitas entre 2021 para 2022, e será necessário se informar um pouco mais a respeito destas modificações e como ela poderá afetar os seus planos de aposentadoria.

Haverá mudanças na aposentadoria 2022 do INSS?

A primeira mudança da aposentadoria 2022 do INSS será no cronograma de transição, que menciona a regra do 86/96 que especifica os pontos obtidos de acordo com a somatória da idade e dos anos em que ocorreram as devidas contribuições, que aumentou em janeiro e está em 89 para as mulheres e 99 aos homens.

Aposentadoria 2022 do INSS tudo o que precisa saber!
Fonte/Reprodução: original

A outra regra seria pela idade mínima mais baixa para os trabalhadores que contribuíram por mais tempo, com a idade mínima que passou a ser de 57 anos e meio para as mulheres e 62 anos e meio para os homens. Em ambos os casos mencionados, é exigido que haja um tempo na contribuição de 30 anos para mulheres e 35 para homens.

PUBLICIDADE

Quem terá direito a aposentadoria 2022 do INSS?

Somente terão direito de receber aposentadoria em 2022 aqueles trabalhadores que se enquadrarem especificamente nas regras estipuladas pelo INSS sobre a pontuação mínima de 88/96, além de haver uma nova idade progressiva exigida tanto para mulheres (57 anos) quanto para homens (62 anos). 

Algo que poderia atrasar bastante a aposentadoria para as mulheres seria a terceira regra de transição que menciona haver a necessidade de todas terem no mínimo 61 anos e seis meses, juntamente de 15 anos contribuídos. No caso dos homens, as mudanças permanecem iguais, mas é necessário apresentar carência dos 15 anos de pagamentos feitos ao INSS.

Com qual idade pode se aposentar em 2022?

Por conta destas novas regras estabelecidas para 2022, aqueles que querem se aposentar, terão de se enquadrar em uma das três regras de transição, caso contrário, terão de aguardar até completarem a idade ou a pontuação exigida para haver a possibilidade de solicitar por este direito benéfico. 

No caso do pedágio de 50%, será possível que aqueles que em 2019 possuíam 28 a 30 anos contribuídos poderão ter a possibilidade de conseguirem se aposentar em 2022 com ajuda desta regra.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.