Todo mundo deseja ter um corpo bonito, livre de gordura e bem tonificado. Infelizmente, algumas pessoas não têm a paciência de esperar os resultados dos treinos na academia e acabam recorrendo ao uso de esteroides, que ajudam a ganhar massa muscular muito mais rápido e ainda melhoram o desempenho nos treinos.
As chances de usar anabolizantes aumentam com o culto exagerado ao corpo e o consumismo. A sociedade moderna vive num momento em que as pessoas se sentem obrigadas a serem magras, bonitas, musculosas e saudáveis, além de consumirem exageradamente de tudo. Por isso é importante conhecer os riscos à saúde que essas substâncias podem causar. Fique por dentro do assunto e saiba quais são os perigos dos anabolizantes e as sequelas que podem causar.
Entenda a diferença entre suplementos e anabolizantes.
Indicação do uso de anabolizantes
Os anabolizantes são indicados em várias situações específicas, sendo que sua utilização mais importante é na reposição de testosterona em pessoas que, devido a problemas de saúde, produzem níveis mais baixos do hormônio.
Vários produtos sintéticos com estrutura e função similares às da testosterona ou até mesmo o próprio hormônio podem ser usados em tratamentos de problemas testiculares, câncer de mama, angioedema hereditário, anemia aplásica, endometriose grave e estímulo do crescimento. É fundamental destacar que o uso estético não constitui indicação médica e, portanto, é muito perigoso e pode acabar acarretando diversos problemas de saúde.
Riscos à saúde
O uso de anabolizantes pode cursar com problemas como:
- Tremores;
- Acne grave;
- Dores articulares;
- Hipertensão arterial;
- Retenção hídrica;
- Problemas no metabolismo de gorduras (aumento do colesterol ruim e diminuindo o colesterol bom do sangue);
- Alteração na função hepática e icterícia;
- Aumento das chances de ocorrência de neoplasias hepáticas;
- Policitemia;
- Apneia do sono;
- Estrias.
O uso desses produtos ainda é capaz de causar profundas distúrbios emocionais, como alterações bruscas de humor, agressividade e raiva incontrolável. O resultando é o aumento considerável das chances de ocorrência de episódios violentos como suicídios e homicídios, dependendo da frequência e quantidade de anabolizante utilizada e de predisposições do indivíduo.
Sequelas do uso de esteroides
Em longo prazo o uso de anabolizantes acarreta problemas irreparáveis. Entre as principais sequelas do uso de esteroides é possível destacar:
- Para os homens
Atrofia dos testículos;
Redução dos espermatozoides;
Impotência;
Infertilidade;
Calvície;
Hipertrofia da próstata;
Ginecomastia.
- Para as mulheres
Diminuição dos seios por atrofia do tecido mamário;
A voz se torna mais grave;
Hipertrofia do clitóris;
Alterações menstruais, podendo ocorrer amenorreia;
Crescimento de pelos corporais com distribuição masculina.
- Para os jovens
O principais problema, para os jovens, é uma maturação esquelética precoce, que causa baixa estatura e puberdade mais acelerada, resultando em crescimento dismórfico.
Acabe com as dúvidas e saiba exatamente o que são os anabolizantes.
Vivemos em uma sociedade onde o culto ao corpo e as cobranças por uma estética perfeita acabam levando muitas pessoas a utilizarem os anabolizantes, para conseguirem melhorar a aparência de forma rápida e eficiente. Entretanto, esses produtos podem ser extremamente maléficos à saúde. É importante saber as consequências do uso de determinadas substâncias antes de iniciar o uso.