Android 4.0 foi lançado, conheça suas novidades

Em parceria com a Samsung, o Google finalmente anunciou o seu novo sistema operacional para smartphones e tablets: o Android 4.0 Ice Cream Sandwich.…

Em parceria com a Samsung, o Google finalmente anunciou o seu novo sistema operacional para smartphones e tablets: o Android 4.0 Ice Cream Sandwich. O evento ocorreu em Hong Kong, na madrugada desta quarta-feira (19/10).

Pela primeira vez, o sistema operacional será o mesmo para tablets e smartphones e contará com recursos de reconhecimento facial, funções de câmera aprimorados, suporte a tecnologia NFC e diversas outras melhorias. Confira suas principais novidades:

Tanto para tablets quanto para smartphones

A mesma versão do Android rodará tanto em tablets quanto em smartphones. Isso confere aos celulares uma série de recursos que antes eram exclusivos dos tablets e unifica seu comportamento.

Novo visual

Ao contrário das alterações entre as versões  2.0 e 2.3, o Android 4.0 passou por uma verdadeira reformulação visual. Sua interface abusa de tons escuros e novos ícones para construir uma aparência moderna. Ela é inspirada nas alterações do Honeycomb (versão para tablets) e é chamada de Roboto. Quase todos os aplicativos nativos do smartphone passaram pela mesma mudança visual.

Reconhecimento facial

Além do método tradicional para desbloquear o aparelho, o novo Android Ice Cream Sandwich permite que o usuário destranque o smartphone apenas com a sua imagem, especialmente útil para celulares com duas câmeras. Após configurar uma imagem, ele reconhece se o usuário é realmente o dono do gadget, para então permitir seu acesso.

Câmera melhorada

O aplicativo de câmera do Android 4.0 foi bastante aprimorado. Primeiramente, ele exige um tempo muito menor desde sua inicialização até estar pronto para tirar as fotos e entre o registro de fotos, em sequência. A câmera, também, ganhou um recurso que permite o registro de fotos panorâmicas.

Para a função de vídeo, o aplicativo de câmera possuirá uma estabilização maior, opções para fixar o foco de filmagem e acesso à ferramenta de zoom, durante as filmagens. Caso deseje registrar o que acontece na tela do próprio aparelho, o Ice Cream Sandwich contará com atalho para tirar uma screenshot da tela (botão de desligar + volume).

A galeria de visualização de imagens do Android 4.0  permitirá o envio das imagens para e-mails, Google+ ou para o Picasa. Os usuários, também, poderão recortar, girar e fazer breves edições nas imagens a partir do próprio visualizador.

Notificações e e-mails

Não é mais preciso desbloquear o aparelho para ler as notificações do mesmo. Dessa forma, você fica sabendo em menos tempo de qualquer alerta do sistema. Quanto ao aplicativo do Gmail, ele oferece um sistema de buscas para os e-mails dos últimos 30 dias, mesmo que o aparelho esteja operando em modo offline.

Gerenciamento do sistema

Especialmente útil para quem utiliza um plano de internet 3G com limite de banda, o novo Android 4.0  oferece um “Gerenciador de dados” nativo. Tornando possível,  estipular um limite de dados para o uso livre e até mesmo bloquear o acesso à rede depois de atingidos os limites estipulados.

Outro atalho bastante interessante, adicionado ao novo Ice Cream Sandwich,  é o “Gerenciador de tarefas”. Depois de clicar no ícone correspondente, o sistema exibe os últimos cinco aplicativos abertos, permitindo que você navegue entre eles e que encerre os que não precisa mais.

Navegador

O navegador para o novo Android também, teve seu visual reformulado. Ele oferece um sistema de navegação com até 16 abas simultâneas, a sincronização de favoritos com o Google Chrome e a leitura de páginas de artigos no modo offline.

Android Beam

Como já foi apresentado aqui, no Mundo das Tribos, o Ice Cream Sandwich incorporou a tecnologia NFC (Near Field Communication) para a troca de dados. O sistema foi batizado de Android Beam e permite o pagamento de contas e o compartilhamento de arquivos pela simples aproximação do aparelho.

Quando chega?

Até o momento, somente o Samsung Galaxy Nexus possui o novo sistema operacional Android. No entanto, quase todas as empresas já divulgaram que estão trabalhando para disponibilizar as atualizações.

Ainda não se sabe a lista completa de aparelhos que suportarão o Android 4.0 Ice Cream Sandwich. Segundo o Google, todos os aparelhos que suportam a versão 2.3 do Android poderão executar o novo Ice Cream Sandwich, sem problemas.


Top