Como alterar CNAE MEI grátis e para que serve?

Felipo Bellini 31/01/2022 Notícias

O MEI é a sigla para Microempreendedor Individual (MEI). Uma modalidade empresarial que tem como a sua finalidade de regulamentar os serviços autônomos ou para pessoas que querem montar um negócio, mas não tem experiência na área. 

Uma das características do MEI é ter um faturamento de até 81 mil, contratar um funcionário em regime de CLT e não ter sócios. Sem contar que você precisa declarar a sua atividade econômica, a principal e as secundárias, também conhecida pela sigla CNAE. 

Mas, se eu errei, eu posso alterar? Leia este artigo e vamos explicar um pouco sobre a atividade principal da empresa, além de saber se pode alterar. 

O que é o CNAE MEI?

Precisamos explicar sobre o CNAE MEI, que é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas do Microempreendedor Individual. É uma medida que tem um código para classificar as atividades econômicas destinadas para essa modalidade empresarial. 

O que é o CNAE MEI

Fonte/Reprodução: original

O CNAE apresenta um código com sete dígitos, no qual vão definir os impostos e tributos que cada MEI deverá pagar. Por isso, é importante que o empresário reconheça qual a sua principal atividade. 

Para que serve o CNAE MEI?

Além de realizar a classificação das principais atividades econômicas, o CNAE MEI serve como uma forma de regulamentar os serviços autônomos de pessoas que desejam sair da informalidade. 

Além disso, é uma forma de organizar as classes que possam se enquadrar como MEI e também pagar os impostos certos para a área certa. Por exemplo, um advogado não pode ser um microempreendedor individual, mas ele pode abrir um MEI para montar uma editora de vídeo. 

Um dono de blog, por exemplo, pode colocar é produtor de conteúdo para internet dentro do CNAE para regularizar a sua profissão. 

Então, quanto mais claro falar o que você faz no CNAE, mais fácil entrará na regularidade. 

Como alterar o CNAE MEI grátis e rápido?

Para alterar o CNAE, você precisa primeiramente alterar no Portal do Empreendedor e ir à seção “Já sou MEI”, depois para “Atualização Cadastral” e por fim na opção “Solicitar”. 

Nesta parte, você preencherá todos os seus dados pessoais e alterar o seu principal negócio ou de suas opções secundárias. Nesta mesma página também poderá alterar o nome fantasia. 

Releia para saber se as alterações estão corretas e apertar o botão de confirmar. Por fim, você receberá um novo certificado de Microempreendedor Individual e clique para salvar em PDF ou imprimir. 

Lembrar que toda a alteração no MEI feita através do Portal do Empreendedor e é gratuita. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe para mais pessoas.

Outros artigos

Seguro de vida Santander

03/10/2013

Seguro de vida Santander

Considerado um dos bancos mais sólidos da América Latina, onde possui mais de 25 milhões de clientes, o Santander também está entre as principais instituições financ...