O Alistamento Militar feminino 2015 não é obrigatório como o masculino e as mulheres podem servir temporariamente onde são escolhidas por uma seleção feita nas Regiões Militares com um tempo já pré-determinado ou fazer carreira militar onde são aprovadas através de concurso público. A presença feminina nas Forças Armadas do Brasil cresce a cada ano. Servindo ao país, adquire-se disciplina, responsabilidade e compromisso com as atividades realizadas. A experiência como militar garante também grande valorização dentro da sociedade.
Confira: Alistamento Militar 2015 como fazer
Alistamento Militar feminino 2015 – Saiba como funciona o alistamento militar para mulheres (Foto: Divulgação)
Alistamento Militar feminino 2015
No alistamento militar feminino 2015 as mulheres podem ocupar os seguintes cargos:
Fazer parte dos Quartéis-Generais;
OMS – Organização Militar de Saúde;
Estabelecimentos de Ensino;
Órgão de assessoria do Exército;
No exército não existe diferença entre homens e mulheres, pois os cargos podem ser iguais e as regalias também.
Leia também: Alistamento militar: principais dúvidas
Na Força Aérea Brasileira, as mulheres podem participar de quase todos os concursos e desempenhar um grande número de funções, com exceção de: alistamento militar obrigatório; Curso de Formação de Taifeiros; Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR); Curso de Formação de Oficiais de Infantaria; e, no Curso de Formação de Sargentos, as áreas de Material Bélico, Guarda e Segurança e Mecânica de Aeronaves.
Para ingressar na Marinha do Brasil, é necessário participar de Processos Seletivos (PS) com as mais variadas formações: Ensino Médio, Curso Técnico em uma das áreas de interesse ou Curso Superior, relativo à profissão a que deseja concorrer. O site da Diretoria de Ensino da Marinha disponibiliza os concursos oferecidos, de acordo com a escolaridade de cada candidata.
Como ingressar no exército
Leia mais: Escolas Militares do Brasil
São diversas as formas que as mulheres têm para entrar para a carreira militar (Foto: Divulgação)
- Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx), que forma militares do Quadro Complementar de Oficiais nas especialidades: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Magistério, Informática, Economia, Psicologia, Estatística,Pedagogia, Veterinária, Enfermagem, Comunicação Social, Odontologia e Farmácia. O curso tem a duração de aproximadamente um ano, e a perspectiva na carreira é de 1º Tenente a Coronel.
- Escola de Saúde do Exército – EsSEx, responsável pela seleção e formação de oficiais do Quadro de Médicos do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro. A perspectiva na carreira é de 1º Tenente a General-de-Divisão.
- Instituto Militar de Engenharia (IME), que forma militares para o Quadro de Engenheiros Militares, nas seguintes especialidades: cartografia, comunicações, fortificação e construção, eletricidade, eletrônica, mecânica (armamento e automóvel), metalurgia, química e computação. A perspectiva na carreira é de 1º Tenente a General-de-Divisão, independente do tipo de curso de formação.
- Escola de Sargentos de Logística (EsSlog): responsável pela formação das Sargentos de Saúde. A perspectiva na carreira é de 3º Sargento a Capitão.
A mulher que deseja ingressar no Exército como oficial ou sargento temporário deverá participar da seleção realizada pelas Regiões Militares. O militar temporário não faz carreira no Exército, e sua permanência máxima no serviço ativo é de oito anos.
O acesso ao Sistema do Serviço Militar é realizado pelas Regiões Militares sediadas no território nacional, onde a mulher concorre à seleção nas mesmas condições dos homens. As funções de Sargentos auxiliares/técnicas de enfermagem são cargos temporários privativos das mulheres.
Alistamento Militar feminino 2015 Documentos necessários
- RG
- Certidão de Nascimento
- Comprovante de Residência
- Duas fotos recentes 3×4
- Certidão de naturalização – para mulheres naturalizadas
- Registro de Emancipação – para as indígenas