Alistamento Militar 2015 como fazer

Alistamento Militar 2015 como fazer

Procurando informações sobre o Alistamento Militar 2015 como fazer? Então, você veio ao lugar certo, pois na matéria a seguir, vamos passar todas as…

Por Andre em 06/01/2015

Procurando informações sobre o Alistamento Militar 2015 como fazer? Então, você veio ao lugar certo, pois na matéria a seguir, vamos passar todas as informações a respeito do serviço militar.

Alistamento Militar 2015 como fazer (Foto Ilustrativa)

Anualmente, todos os jovens brasileiros do sexo masculino, que completam 18 anos de idade, são obrigados a se alistarem no serviço militar, conforme o art. 143 da Constituição Federal (as mulheres estão dispensadas dessa obrigação). E em 2015, isso não será diferente.

O Serviço Militar abrange o exercício de atividades específicas desempenhadas pelas Forças Armadas, e ao término da seleção, o jovem pode ser designado para a prestação do serviço em uma Organização Militar da Ativa, ser matriculado em Órgão de Formação de Oficiais da Reserva (CPOR/NPOR) ou em um Tiro de Guerra.

Como tirar o visto americano: passo a passo

Saiba como tirar seu passaporte fácil

Alistamento Militar 2015 como fazer

Os jovens do sexo masculino, que farão 18 anos de idade em 2015, devem se alistar até o dia 30 de junho (Foto Ilustrativa)

Se você vai completar 18 anos de idade em 2015, independente do mês, deve se apresentar à Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima para se alistar no Serviço Militar Obrigatório. O prazo para o alistamento ficará aberto até o próximo dia 30 de junho.

Para se alistar, é preciso apresentar uma foto 3×4 recente, além dos originais dos seguintes documentos:

  • Documento oficial de identificação com foto (RG, carteira de trabalho, passaporte, por exemplo)
  • Certidão de Nascimento (ou Casamento, se for o caso)
  • CPF
  • Comprovante de residência

Caso o jovem possua algum tipo de deficiência física ou problema de saúde, também é necessário apresentar documentos (laudos médicos, atestados, etc) que comprovem tal situação.

Após o alistamento, o jovem será convocado para o processo de seleção, onde poderá ser designado para a prestação do Serviço Militar ou liberado da obrigação, recebendo o Certificado de Reservista (ou de dispensa).

Endereços das Juntas de Serviço Militar

O alistamento é feito diretamente na Junta de Serviço Militar da sua região (Foto Ilustrativa)

Para verificar o endereço da Junta de Serviço Militar mais próxima da sua residência, você pode entrar em contato com a prefeitura da sua cidade ou pesquisar essa informação no site do Exército Brasileiro.

Também é bom conferir o horário de funcionamento da Junta Militar (geralmente, o atendimento aos jovens que vão se alistar é feito das 13h às 17h).

Outras informações

Após o alistamento, o jovem passa por um processo de seleção, podendo ser integrado ao Serviço Militar ou dispensado (Foto Ilustrativa)

Se você tem qualquer dúvida a respeito do Alistamento Militar 2015, basta acessar o site da Diretoria de Serviço Militar, onde há respostas para diversas dúvidas frequentes e muito comuns entre os jovens.

Top