Alimentos Ricos em Vitamina A

Hoje em dia todos estão muito atentos com a saúde, e não poderia ser diferente, afinal de contas, estamos cada vez mais ingerindo produtos…

Hoje em dia todos estão muito atentos com a saúde, e não poderia ser diferente, afinal de contas, estamos cada vez mais ingerindo produtos químicos e repletos de conservantes, o que ao longo tempo pode gerar sérias conseqüências para o corpo. Tudo isso faz absolutamente muito mal para a nossa saúde, e por isso devemos ficar atentos com o que comemos, para que ao menos tenhamos alguns problemas de saúde amenizados.

A vitamina A, se não a mais importante, é considerada uma das mais importantes para o ser humano, pois dentre suas maiores características, temos a sua riqueza em proteínas.  E um de seus compostos mais destacáveis, é o chamado Rhodopsin, que reagem a luz e nos possibilita enxergar. Destaca-se também como uma de suas maiores funções as de seus receptores, pois através deles é que praticamente todas as células humanas têm ativadas suas funções.

Dentre os alimentos que são mais ricos em vitamina A, temos aqueles que são compostos e derivados do leite, como a manteiga, os queijos gordurosos, e o próprio leite. As frutas também, como em quase todas as proteínas, são grandes auxiliares na ingestão dessa vitamina, dentre as mais ricas temos o abacate, o caju, o pêssego, o mamão, o melão, o tomate, a manga e a abobora. Assim como podemos destacar as frutas oleaginosas, como o buriti, a pupunha, o dendê e o pequi, que não são muito comuns em algumas regiões.

Um dos alimentos não muito bem recepcionado por algumas pessoas, porém o mais rico na vitamina A é o fígado, ele possui muito dessa proteína, assim como o óleo de fígado de bacalhau. Estando muito presente em gorduras, podemos encontrar na gema de ovos e sardinhas, nos óleos de peixes, dentre outras gorduras vegetais.

Continuar Lendo  Benefícios da Acerola para a Saúde

Legumes também possuem muito desse nutriente, como na escarola, folhas de brócolis, couve, acelga, cenoura, batata doce e espinafre. O ideal para esses alimentos é que sejam ingeridos cozidos, pois com isso serão liberadas mais proteínas, devido a liberação de cor e aumento de absorção. A beterraba e a ervilha, também são grandes aliadas da proteína.

E um grande atrativo que há muito tem sido as causas da grande quantidade de vitamina A presentes nas casas é o fato de que ela age como um componente antioxidante, ou seja, ela inibe os radiais livres, os responsáveis pela aceleração do envelhecimento precoce, quem vem atingindo grande parte da população. Entretanto é importantíssimo ter em mente que o seu consumo em excesso pode ser prejudicial ao organismo, gerando o ressecamento da pele, dores ósseas, tonturas, náuseas, queda de cabelo, dentre outros efeitos que podem ser evitados se ingerida na quantidade certa.

Crianças que foram desmamadas precocemente podem sofrer problemas de saúde também, pois o leite materno é rico na vitamina e deve ser oferecido constantemente para as crianças que ainda dele dependem. Já para os adultos é recomendado que as mulheres ingiram diariamente 700 microgramas e os homens 900 microgramas, por isso não se esqueça de incluir o alimento em seu dia a dia.

Top