Os carboidratos geralmente são considerados os grandes vilões de quem quer fazer as pazes com a balança, porém é importante ressaltar que o que provoca o ganho de peso é o excesso de calorias, e os carboidratos que estão presentes na alimentação apresentam as mesmas calorias encontradas nas proteínas e gorduras. Por isso que, de modo geral, os alimentos ricos nessa substância e que são ingeridos à noite, não podem ser os únicos culpados pela dificuldade em emagrecer.
No período noturno o metabolismo diminui e ingerir uma refeição com menor quantidade de gorduras e carboidratos refinados, antes de deitar, é o mais apropriado a se fazer para não se prejudicar a digestão e prevenir mal-estar e desconforto durante o sono.
Carboidratos complexos e refinados
A concentração de determinado tipo de nutriente em uma única refeição é uma prática não recomendada e pode comprometer a saúde e perda de peso. Os alimentos ricos em carboidratos devem estar bem distribuídos em todas as refeições ao longo do dia e o indicado é dar preferência para os complexos, encontrados nos cereais integrais, nas verduras, legumes e frutas. Esse tipo de carboidratos faz com que a glicemia aumente vagarosamente além de retardar o aparecimento da fome.
Os carboidratos refinados, como os encontrados no pão branco, farinha de trigo, biscoitos, bolachas, arroz branco, massas, açúcares e derivados, promovem um pico de insulina no organismo que é desproporcional ao que deveria, trazendo inúmeros prejuízos e provocando o acúmulo de gordura.
Alimentos ricos em fibras
Além de dar preferência aos alimentos ricos em carboidratos complexos, é interessante prestar muita atenção a outros fatores alimentares que podem ajudar no controle glicêmico e auxiliar na perda de peso. Os produtos mais indicados são os que também possuem alto teor de fibras e baixo índice glicêmico, pois possuem a capacidade de fazer com que a absorção e digestão de açúcares seja mais lenta. Os itens mais facilmente encontrados e que apresentam essas características são:
- Pão integral
- Arroz integral
- Cereais
- Frutas com casca e legumes
- Massa feita com grão duro
O real motivo de engordar
Na maioria dos casos, o real motivo de engordar não está apenas no simples consumo de carboidrato e sim no comportamento do indivíduo, onde geralmente a falta de atividade física está relacionada à ingestão calórica que excede a necessidade diária de energia, que então acaba sendo acumulada na forma de gordura.
Portanto, a dica para manter o peso ideal é praticar exercícios físicos e associar uma dieta balanceada, com restrição calórica, optando por fontes de carboidratos complexos e reduzindo ao máximo possível o consumo dos carboidratos refinados.