Dicas para começar a praticar exercícios físicos

Com a correria do dia a dia e a falta de tempo muitas pessoas optam por praticar exercícios físicos à noite ou até mesmo…

Por Editorial MDT em 10/09/2013

Com a correria do dia a dia e a falta de tempo muitas pessoas optam por praticar exercícios físicos à noite ou até mesmo de madrugada. Porém, os praticantes de exercícios nesses horários devem tomar alguns cuidados para não prejudicar o sistema imunológico. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas para começar a praticar exercícios.

Os exercícios oferecem muitos benefícios para a saúde. (Foto: divulgação)

Importância dos exercícios físicos

Por mais difícil que seja vencer a preguiça e começar a praticar atividades físicas. A natureza humana tende a repetir os hábitos velhos e resistir aos novos. É necessário no mínimo seis meses para que uma nova rotina se torne um hábito eficaz.

Enquanto isso é necessário ser persistente, mesmo sem vontade. No fundo, sabemos de tudo isso. Porém, não devemos desanimar, é preciso se conformar em casos de fracasso ou tentar incorporar exercícios físicos no seu dia a dia. Segundo especialistas, existem alguns truques que ajudar a fazer com que sua mente trabalhe a favor do sedentarismo.

A alimentação saudável é indispensável para praticar exercícios físicos. (Foto: divulgação)

Dicas para começar a praticar exercícios físicos

1. Comece a praticar os exercícios bem devagar. O ideal é não acelerar os movimentos feitos, afinal podem prejudicar a saúde.

2. Jamais pratique qualquer exercício sem se alimentar bem antes.

3. Consuma alimentos saudáveis antes e após a prática de exercícios físicos. Além disso, durante o dia é preciso ter uma boa base alimentar.

4. Se você for jantar é necessário fazer a refeição de três a quatro horas antes dos exercícios físicos.

5. Se consumir somente um lanche, espere pelo menos uma hora para começar a praticar.

6. Os alimentos ricos em zinco, maçã, morango, melão, arroz e cereais integrais são essenciais para quem vai praticar exercícios físicos, já que eles ajudam a reduzir o cortisol, hormônio relacionado com o estresse. Quando em excesso no organismo, afeta principalmente o coração.

7. É necessário dormir de 7 a 12 horas por dia, por isso tente se programar para que a prática de exercícios não substitua as horas de sono.

8. O ideal é consumir até 30g de carboidratos antes de praticar exercícios, como pão integral, barra de cereal e outros.

9. Antes de ir para a academia não é recomendado consumir muita fibra, já que dificulta a digestão.

10. A dieta rica em carboidratos ajuda a evitar as fadigas precoces e as lesões musculares.

Pratique o exercício que você mais gosta. (Foto: divulgação)

Os exercícios físicos são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. Eles melhoram o condicionamento físico e também definem o corpo. Porém, é preciso ter muita força de vontade e adotar uma boa alimentação para começar essa prática. Aposte nas dicas de motivação para praticar exercícios físicos  e nos cuidados alimentares e tenha um bom desempenho.

Top