Alimentos ricos em cálcio e sem lactose

O cálcio é um mineral responsável pela constituição dos ossos e dentes e ainda pela a manutenção de diversas funções do corpo. Ele pode…

Existem diversos alimentos ricos em cálcio que não possuem lactose.

O cálcio é um mineral responsável pela constituição dos ossos e dentes e ainda pela a manutenção de diversas funções do corpo. Ele pode ser obtido através da alimentação. Porém, alguns alimentos ricos em cálcio também possuem lactose, dificultando a ingestão dessa substância pelos alérgicos a ela.

Importância do cálcio para o organismo

Todas as pessoas necessitam de cálcio, principalmente as mulheres, pois ele é responsável pela constituição dos ossos e dentes, além de ser indispensável para a manutenção de diversas funções do organismo. Dentre elas está a contração dos músculos, coagulação sanguínea, transmissão de impulsos nervosos e liberação de hormônios.

Os ossos e dentes funcionam como armazenadores de 99% do cálcio presente no organismo. Caso ocorra uma deficiência na ingestão desse mineral na alimentação, o corpo retira dessas reservas a quantidade de cálcio que necessita para manter o equilíbrio na circulação do sangue.

Dessa maneira, à medida que envelhecemos é natural que os ossos fiquem fracos. E assim, temos um risco maior de desenvolver osteoporose. Sendo assim é indispensável manter uma alimentação rica em cálcio e para os alérgicos sem lactose.

Saiba mais em: Funções do cálcio no organismo

 

Com o passar da idade mais precisamos de cálcio.

Intolerância a lactose

A intolerância a lactose é causada pela incapacidade do organismo digerir o açúcar presente no leite, a lactose. As pessoas que possuem intolerância a lactose não podem consumir nenhum alimento preparado com leite, para evitar os problemas como cólicas intestinais, gases, diarreia e até vomito.

Este tipo de alergia pode aparecer tanto na infância quanto na vida adulta. Para suprir as necessidades de cálcio no organismo, deve ser aumentado o consumo de alimentos que não contenham lactose, mas que sejam ricos em cálcio.

Continuar Lendo  Alimentos que previnem osteoporose: quais são

Vejam também: Intolerância a lactose: principais sintomas 

Alimentos ricos em cálcio e sem lactose

  • Carnes magras (como as de frango);
  • Amêndoas tostadas;
  • Sementes de gergelim tostadas
  • Grãos e cereais (aveia, feijão branco, feijão preto, grão de bico);
  • Bebidas (leite de soja, suco de laranja fortificado com cálcio e vitamina D, leite com baixo teor de lactose);
  • Vegetais (nabo, quiabo, brócolis, couve, beterraba, espinafre);
  • Todas as frutas (principalmente a tangerina);
  • Azeite virgem e óleo de sementes;
  • Peixes frescos ou congelados;
  • Tofus, soja e derivados.

Leia também: Alimentos que substituem o leite  

Quem possui intolerância a lactose não pode ingerir alimentos a base de leite e derivados.

A alimentação sem lactose fornece um cardápio muito especial, que deve ser composto de alimentos ricos em cálcio, fósforo e vitaminas que ajudam a manter a saúde dos ossos. Existem ainda alguns fatores que podem aceleram o processo de deficiência de cálcio como o tabagismo, alcoolismo, sedentarismo que devem ser evitados para que os ossos fiquem sempre fortes.

Top