Alimentos que protegem o estômago

A dieta é muito importante na vida de qualquer pessoa e pode tanto proporcionar benefícios infindáveis, como também causar prejuízos difíceis de serem reparados.…

A dieta é muito importante na vida de qualquer pessoa e pode tanto proporcionar benefícios infindáveis, como também causar prejuízos difíceis de serem reparados. Muitas pessoas não sabem, mas escolhendo os produtos certos é possível garantir a saúde gastrintestinal e evitar doenças. Saiba mais sobre o assunto e confira os principais alimentos que ajudam a proteger o estômago.

Conheça os alimentos mais recomendados para quem sofre de gastrite.

Com a escolha dos alimentos certos é possível se prevenir doenças gastrintestinais. (Foto: divulgação)

Alimentos que protegem o estômago

Conheça os benefícios de alguns dos alimentos mais efetivos na proteção do aparelho gastrointestinal:

  • Hortelã e alecrim

Essas duas ervas funcionam como excelentes calmantes da mucosa gástrica, pois são rapazes de reduzir a acidez estomacal, diminuindo a agressão epitelial. Outra vantagem é seu poder digestivo, capaz de agilizar o processo de degradação dos alimentos. O resultado é um efeito bastante satisfatório contra azias, gases e cólicas. O ideal é que o chá desses produtos seja ingerido cerca de 30 minutos antes da refeição.

  • Peixe e frango

A carne branca é pobre em gordura, o que é muito bom para o adequado funcionamento do trato gástrico. É recomendado dar preferência para preparações cozidas ou grelhadas. Quem não dispensa uma carne vermelha também pode ingerir opções magras e mais saudáveis, como patinho, coxão mole e lagarto.

O chá de hortelã e alecrim é capaz de facilitar o processo digestivo. (Foto: divulgação)

  • Pró-bióticos

Os iogurtes naturais e bebidas fermentadas com lactobacilos vivos são muito importantes para recuperar a flora do trato gastrintestinal, responsável por protegê-lo de agentes potencialmente patogênicos, favorecendo a recuperação de doenças.

  • Frutas não ácidas

Os sucos de algumas frutas, como laranja lima, banana, goiaba, pera, maçã e mamão podem ser consumidos sem medo por quem tem problemas gástricos, pois não estimulam a agressão da mucosa, como acontece com a ingestão das frutas cítricas.

O frango é uma excelente opção de carne, por ser magra e leve. (Foto: divulgação)

  • Legumes e verduras
Leia Também:  Dicas de como preparar marmitas saudáveis

Legumes e verduras são ótimos para a formação das fezes e oferecem nutrientes muito importantes para o adequado funcionamento do organismo. É preciso lembrar que esses produtos devem preferencialmente estar bem cozidos ou serem bem mastigados, pois as folhas muito duras são capazes de lesar as paredes gástricas.

  • Suco de Aloe Vera

Também conhecida como babosa, essa planta possui potente ação cicatrizante, que contribui para a revitalização do epitélio gástrico. Por isso é muito indicada para pessoas portadoras de problemas como úlceras ou outro tipo de ferida gástrica. É possível encontrar esse tipo de suco pronto, devendo ser ingerido em jejum antes de dormir.

Saiba quais os alimentos são capazes de piorar os sintomas de gastrite.

O suco de babosa possui potente ação cicatrizante. (Foto: divulgação)

Escolhendo os alimentos certos é possível garantir a saúde de todo o trato gastrintestinal e até mesmo combater doenças estomacais. Vale a pena seguir as dicas e incluir alguns desses produtos no cardápio do dia a dia.

Top