Conheça os alimentos que pioram a gastrite

Muitas pessoas por não conhecerem a doença, acabam piorando os sintomas, consumindo alimentos inadequados. Alguns alimentos aumentam a […]

Você sabe o que é gastrite? Antes de saber os alimentos que pioram a gastrite é importante saber o que é gastrite. Pois bem, o estômago dos seres humanos é uma bolsa que recebe os alimentos e essa bolsa é forrada com uma mucosa rosa.

A gastrite é a inflamação dessa camada do estômago, e muitas vezes podem ser interpretadas de maneiras diferentes, pelos médicos e pelas pessoas que têm a doença. Através das queixas dos pacientes os médicos podem chegar ao diagnóstico, mas é preciso fazer exames para saber o grau da doença.

Quais são os sintomas da gastrite?

Os sintomas da gastrite deixam a vida das pessoas comprometidas, e muitas delas não conseguem ter vida social normal. A maioria dos alimentos fazem mal. Conheça os principais sintomas:

– queimação e dor forte no abdômen

– falta de apetite

– azia

– náuseas e vômitos

– nos casos mais complicados pode acontecer sangramentos nas fezes ou vômitos com sangue

Muitas pessoas por não conhecerem a doença, acabam piorando os sintomas, consumindo alimentos inadequados. Alguns alimentos aumentam a secreção de ácido gástrico, por isso esses alimentos devem ser consumidos com cautela, por irritar as paredes do estomago.

Alimentos que pioram a gastrite

– salgadinhos e sucos em pó, são ricos em corantes e conservantes, por isso pioram a gastrite;

– Frituras e embutidos como: mortadela, salsicha, salame e os conhecidos salgadinhos de aniversário;

– Chicletes em geral, com ou sem açúcar são prejudiciais a quem tem gastrite. O estomago se prepara para receber o alimento sempre que há mastigação produzindo uma quantidade maior de suco gástrico. Como o suco é ácido prejudica o estomago.

– Leites e seus derivados, como são considerados alimentos protéicos, alteram a ação digestiva como acontece com a carne vermelha;

Leia Também:  O Ovo é um Vilão para a Saúde?

– Condimentos fortes e pimentas, eles causam irritação e aumentam a gastrite, por isso devem ficar de fora da dieta;

– Açúcar e doces, por serem de rápida digestão aumentam a fermentação do intestino e prejudicam o estomago;

– Cafeína, por ser um potente irritante gástrico deve ser evitada durante o tratamento da gastrite. A cafeína esta presente no café, refrigerantes a base de cola, chá preto e mate;

– Frutas cítricas, a acidez presente nessas frutas pode agravar a gastrite, são elas: kiwi, limão, laranja, abacaxi, maracujá, abacaxi e outras;

– Bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, pois elas são extremamente agressivas a mucosa estomacal.

– Carnes vermelhas, são de difícil digestão e aumentam a concentração de suco gástrico, fazendo com que a gastrite piore.

Cuidados com a saúde

Com a vida agitada das grandes cidades e os grandes centros urbanos, as pessoas vivem estressadas e com os nervos na flor da pele. Por conta dessa situação de tensão e nervosismo o organismo reage e acaba gerando uma gastrite. Muitas pessoas nem desconfiam que sofrem desse mal, as vezes têm dores abdominais e queimação no estômago, mas acham que é apenas um mal súbito e que já vai passar.

É preciso ir a um médico para que ele possa diagnosticar o problema e receitar um tratamento adequado para que o paciente possa melhorar da gastrite. Uma vez que é diagnosticado o problema, vai ser preciso manter um controle alimentar. Sem excessos e mastigar mais vezes os alimentos e fazer as refeições com calma.

Top