Alimentos que prejudicam a voz

Muito mais além do que um canal para a fala, a voz revela as emoções e os sentimentos do indivíduo. Quando uma pessoa fica…

Por Editorial MDT em 02/10/2013

Muito mais além do que um canal para a fala, a voz revela as emoções e os sentimentos do indivíduo. Quando uma pessoa fica nervosa, por exemplo, ela costuma alterar o timbre da voz, tornando-a mais aguda. Dessa forma, é muito importante cuidar vem da garganta e do nariz, para evitar rouquidão e afonias. Conheça os alimentos que prejudicam a voz.

Diante de alterações da voz, é importante que o indivíduo busque a orientação de um especialista. (Foto: divulgação)

Cuidados que devem existir com a voz

Como foi anteriormente mencionado, a voz é um instrumento de comunicação essencial para o indivíduo. Devido a isso, é muito importante que a pessoa aprenda a cuidar da voz de maneira adequada. O aquecimento vocal antes de um uso intenso e contínuo, como é o caso de cantores, atores, professores e locutores, é essencial para a manutenção da saúde da voz. Além disso, evitar o consumo de chocolate, pelo menos, duas horas antes de uma palestra ou um discurso também é muito essencial. Outros cuidados a serem seguidos, é evitar os choques térmicos ou realizar o ato de pigarrar.

Problemas da voz

De acordo com especialistas, é essencial que um indivíduo siga os cuidados que existentes para a voz, em essencial, aqueles que a utilizam durante sua profissão. Caso algum indivíduo esteja apresentando uma rouquidãopor mais de 15 dias, é muito importante que ele busque a orientação de um especialista. Isso porque, qualquer disfonia que esteja persistindo por um período superior a esse, deve ser investigada.

O chocolate é um dos alimentos que devem ser evitados para manter a voz saudável. (Foto: divulgação)

O resultado do intenso uso da voz

A presença de calo ou nódulo na garganta são lesões inofensivas e que costumam se manifestar diante de um intenso uso da voz. Dessa forma, são problemas muito comuns entre os indivíduos que falam muito e nas mulheres, por essas possuírem uma laringe mais arredondada e curta quando comparada à masculina. O tratamento para os calos ou nódulos é baseado na realização de exercícios e na mudança do comportamento vocal.

Aprenda a realizar o aquecimento da voz

Separamos abaixo alguns exemplos de exercícios que ajudam a manter a saúde da voz. Entre eles, podemos citar:

  • Movimente a boca, da mesma forma que estiver mastigando, com ou sem som e de boca aberta e fechada;
  • Vibre a língua e os lábios;
  • Emita consoantes sonoras como o “v”, o “z” e o “g”;

O ideal é que o indivíduo comece a realizar o exercício com intensidade pequena e ir aumentando, de forma gradativa.

Pessoas que utilizam a voz de maneira intensa, deve conhecer os exercícios para manter a saúde vocal. (Foto: divulgação)

A voz é essencial para a comunicação humana. Dessa forma, é muito importante que o indivíduo cuide da voz de maneira adequada. Após conhecer os alimentos que prejudicam a voz, é ideal evita-los e seguir os cuidados para a manutenção do timbre vocal.

Top