Alimentos que Fazem Bem Para a Pele

Que a boa alimentação é fundamental para a saúde todo mundo já sabe. Mas você sabia que através dela você também pode dar aquela…

Por Editorial MDT em 01/05/2011

Que a boa alimentação é fundamental para a saúde todo mundo já sabe. Mas você sabia que através dela você também pode dar aquela forcinha para seus tratamentos de beleza?

Sim, isso mesmo. Não bastam os tratamentos da moda nem somente aqueles cuidados básicos usando cremes, máscaras e outros produtos. Se você quer quer mesmo cuidar da aparência, isso invariavelmente dependerá do que você põe em sua mesa. É mais ou menos como dizer “sua pele é o que você come”

Os alimentos podem fazer maravilhas em sua pele. embora nos dias atuais a indústria de cosméticos desenvolva produtos cada vez mais eficientes para sua manutenção através de fórmulas enriquecidas por vitaminas, especialistas ainda defendem que a melhor forma de garantir uma pele bonita e saudável é através da absorção dos nutrientes dos alimentos pelo intestino. De acordo com eles, os cremes agem apenas de maneira superficial quanto aos seus tratamentos.

Resumindo: não vai adiantar se encher de cosméticos. O negócio é se alimentar mesmo.

Sendo assim, que tal ver uma lista para avaliar os benefícios de certos alimentos para nossa pele?

Que tal incluir no cardápio:


– Frutas vermelhas: São ótimas no combate a acne e dão uma ajuda e tanto para rejuvenescimento. Elas são ricas e, cianidina e vitamina C, que são muito eficientes no combate contra os radicais livres, melhorando a irrigação dos vasos sanguíneos, mantendo a pele mais irrigada e oxigenada. Também são fundamentais para produção do colágeno. Basta consumir frutas como morango, framboesa ou amora.

– Cenoura: Excelente para quem quer tonificar e revitalizar a pele. O ácido lipóico presente no alimento vai dar um up no seu rosto e ainda vai ajudar na hora de pegar aquele corzinha do verão. Sem contar ainda que possui poderosos antioxidantes, vitaminas A, C e E e ainda por cima ajudando a recuperar o que você pode perder diariamente.

– Iogurte: O consumo do alimento mantém e regulam os probióticos que são bactérias que residem no intestino e o regulam, além de abrigar uma grande quantidade de bactérias que defendem a pele. O consumo de iogurte ajuda  a manter essa camada de proteção e ainda atenua as olheiras.

– Abacaxi: É para quem quer ter a pele firme e saudável. Ele é rico em manganês e tem bromelina que é uma substância anti-inflamatória, colaborado também contra acne e alergias. Contém também enzimas que fortalecem o amado colágeno e as fibras dos tecidos, e com isso ajuda na hora de manter a firmeza.

– Uva: Evita o envelhecimento precoce. Ela tem propriedades laxativas e diuréticas e estimulam as funções do nosso fígado. Também contém pectina (fibra) e bioflavonóides que evitam que as células da pele se desgastem antes da hora, sem contar que são fontes de vitamina C, potássio e ferro.

– Castanha-do-pará: ajuda a prevenir e retardar o envelhecimento por possuir selênio, que é um mineral com propriedades antioxidantes poderosas, e ainda contribui para manter a elasticidade natural da pele.

– Pepino: Um alimento que funciona como regenerador celular e diurético. Também tem vitamina C e ácido fólico sendo um bom auxílio para a cicatrização da pele. Até sua casca é útil pois tem propriedades antioxidantes por possuir betacaroteno – pigmento que o organismo transforma em vitamina A.

– Germe de trigo: Uma grande fonte de zinco, que aliado ao selênio deixa a pele mais bela e saudável. Também possui vitamina E, um outro antioxidante. Essa combinação impede que a camada de gordura da pele oxide e acaba evitando envelhecimento precoce e formação de cravos e espinhas.

– Soja: Atua contra o ressecamento da pele por possuir isoflavona: um hormônio vegetal para o qual a nossa pele possui receptores. Elas são fundamentais para evitar o temido ressecamento, portanto também é capaz de melhorar sua elasticidade.

– Salmão e peixes em geral: ajudam na luta contra o câncer de pele por possuírem uma quantidade expressiva de vitamina C e D. A vitamina D é antioxidante e tem a qualidade de combater o crescimento desordenado das células. Salmão se sai melhor nesse quesito mas a sardinha e os outros peixes também fazem sua parte.

PS: As informações sobre os alimentos vieram da revista Nova.

Top