Nimesulida: efeitos, o que faz

Ao fazer uso de qualquer medicação, sempre é bom conhecer um pouco mais sobre seus efeitos, contraindicação e reação adversa. A nimesulida é um…

A Nimesulida faz parte da família dos AINEs.

Ao fazer uso de qualquer medicação, sempre é bom conhecer um pouco mais sobre seus efeitos, contraindicação e reação adversa. A nimesulida é um fármaco bastante popular, com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antipiréticas, utilizado por muita gente.

Trata-se de um AINE, ou seja, um anti-inflamatório não esteroide, que, assim como outros medicamentes dessa classe, inibe a enzima cicloxigenase-2, diminuindo a produção de prostaglandina, um tipo de mediador intimamente ligado com a resposta inflamatória e dor. Também interfere na agregação plaquetária, resultando numa diminuição da capacidade de coagulação sanguínea.

Alguns estudos indicam que esse fármaco tem uma tolerabilidade maior do que outros da mesma família, além de ser responsável por menos efeitos colaterais.

Conheça um pouco mais sobre a nimesulida:

Indicações e contra-indicações

A nimesulida pode ser utilizada nos casos de dor, febre ou inflamação e o uso desse fármaco está contra-indicado nos casos de:

  • Alergia à nimesulida ou a qualquer outro anti-inflamatório não esteroidal;
  • Hemorragias gastrintestinais;
  • Úlceras pépticas em fase ativa;
  • Disfunção hepática moderada a grave;
  • Disfunção renal.

Assim como os outros AINES, seu uso não é recomendado durante a gestação, pois está relacionado com maior índice de atonia uterina (diminuição da capacidade de contração do útero) e dificuldades encontradas durante a evolução do trabalho de parto, trazendo maiores riscos tanto para a mãe, quanto para o feto. Seu uso também é contra-indicado durante o período de lactação.

A nimesulida combate a febre.

Cuidados

É importante cuidado redobrado em pacientes com histórico de doenças hemorrágicas, problemas do trato gastrintestinal alto e em pacientes submetidos a terapia com anticoagulantes e outros fármacos que interfiram na agregação plaquetária.

Como a eliminação do fármaco é principalmente renal, é fundamental que seja tomado um cuidado extra com pacientes que apresentem algum tipo de prejuízo na função renal ou hepática.

Leia Também:  Dicas para ter um gramado verde

Reações adversas

Apesar de incomuns, pode ocorrer febre, náusea, dor no estômago e dor de cabeça, geralmente em quadros leves e transitórios. Assim como outros AINEs, a nimesulida pode provocar sonolência e tontura. Também foi observado, raras vezes, casos de erupção cutânea do tipo alérgico.

Esse fármaco é contra-indicado para gestantes.

Vale ressaltar que, assim como qualquer outro medicamento, a nimesulida não deve ser usada por conta própria e sim prescrita por um médico.

Top