Alimentos que ajudam a melhorar a disposição

Muitas pessoas sofrem de indisposição diariamente. O problema pode estar no cardápio de cada um. Por isso, separamos aqui algumas dicas de como escolher…

Por Editorial MDT em 15/11/2011

Muitas pessoas sofrem de indisposição diariamente. O problema pode estar no cardápio de cada um. Por isso, separamos aqui algumas dicas de como escolher alimentos capazes de aumentar a disposição para enfrentar melhor o seu dia.

Quando se ingere uma quantidade grande de massa, ou uma feijoada, nos sentimos cansados em seguida. Porém, existem outros alimentos que são capazes de roubar a nossa energia e nem percebemos.

Algumas pessoas possuem uma sensibilidade maior para alguns alimentos, Por isso, é importante estar atento a sua particularidade, perceber quais são os alimentos que lhe causam cansaço e tentar evitá-los. Como exemplo temos o glúten, que pode causar indisposição em algumas pessoas, pois suas moléculas são muitos grandes, aumentando a dificuldade de ingestão.

Como melhorar a disposição a partir da alimentação?

É necessário fazer algumas mudanças em sua dieta, como reduzir a quantidade de açúcares e gorduras. Outro ponto importante é aumentar a ingestão de frutas e cereais integrais.

  1. Comece o dia ingerindo vitamina de frutas, chá verde ou café. Mas não exagere na cafeína;
  2. Coma uma maçã, pois ela aumenta a imunidade do organismo;
  3. A banana também é um excelente alimento para melhorar a disposição; pois possui magnésio e vitaminas do complexo B;
  4. A linhaça, rica em ômega 3, ajuda na memória;
  5. Prefira pães integrais. Os cereais integrais levam um tempo maior para serem digeridos, por isso demora  mais para que a fome reapareça;
  6.  Utilize azeite;
  7. Evite o leite integral. Diminuir no leite pode melhorar a disposição e não diminui a falta do cálcio, se você aumentar a ingestão de outros alimentos ricos nesse nutriente, por exemplo, a soja e a couve-flor. Exagerar na cafeína e na gordura diminui a absorção do cálcio.

O que provoca o desanimo?

Alimentos ricos em açúcar podem provocar cansaço e desânimo. Embora a glicose seja fonte de energia, o exagero provoca o efeito contrário, irritação, cansaço e desanimo. Uma pequena quantidade de glicose pode aumentar a energia, mas seu excesso faz com que o corpo estoque essa substância em forma de gordura. Durante esse processo, algumas substâncias como álcool são geradas, levando aos sintomas indesejados.

A carne vermelha possui muita proteína, que quando em excesso diminui nossas energias, pois possui muita gordura. É necessário complementar a alimentação com verduras e legumes, em grandes quantidades. O abacaxi é uma boa opção para acompanhar alimentos proteicos, pois acelera a quebra de proteínas. Outras opções são o mamão, a maçã, o maracujá ou o limão.

Top