Alimentos que abaixam o colesterol

Conheça os alimentos que abaixam o colesterol e passe a incluí-los na sua dieta diária. Fazendo isso, você vai levar uma vida saudável e…

Por Andre em 18/10/2014

Conheça os alimentos que abaixam o colesterol e passe a incluí-los na sua dieta diária. Fazendo isso, você vai levar uma vida saudável e estará se protegendo de algumas das doenças mais perigosas do mundo, como o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto.

Alimentos que abaixam o colesterol (Foto: Divulgação)

O colesterol alto é um dos principais vilões da saúde, já que ele aumenta bastante os riscos de desenvolver arteriosclerose, doença silenciosa que leva ao entupimento das artérias, elevando as chances de aparecimento de doenças como as citadas acima.

Diante disso, muitas pessoas vivem se perguntando como baixar o colesterol. Uma das principais medidas é modificar os hábitos alimentares, passando a ingerir mais alimentos que reduzem o colesterol.

Sucos para controlar o colesterol

10 alimentos com mais colesterol

Alimentos que abaixam o colesterol

Os peixes com ômega 3 são ótimas para a redução do colesterol (Foto: Divulgação)

Há vários alimentos para baixar o colesterol, que fazem isso de diferentes maneiras. Enquanto alguns contêm fibras solúveis, responsáveis por retirar o colesterol antes que ele chegue à circulação, por exemplo, outros possuem substâncias que bloqueiam a absorção das gorduras pelas paredes dos vasos sanguíneos.

Alguns desses alimentos que diminuem o colesterol são:

– Peixes ricos em ômega 3 (atum, salmão, bacalhau, etc)

– Frutas cítricas (laranja, limão, etc)

– Frutas vermelhas (morango, amora, cereja, etc)

– Óleos vegetais de canola e girassol

– Nozes em geral

– Aveia

– Quinua

– Soja e derivados

– Chia

– Linhaça

Eles também ajudam a reduzir o colesterol

Nozes em geral também são boas redutoras de colesterol (Foto: Divulgação)

A lista de alimentos que baixam o colesterol contém ainda tomate, quiabo, berinjela, uva, alho, maçã, cebola, grãos integrais, feijão, abacate, azeite de oliva extra virgem, romã, chá mate e jabuticaba, entre vários outros.

A dica fundamental para quem está querendo baixar as taxas de colesterol no sangue é consumir vários desses alimentos que citamos, ao invés de optar por apenas um deles. Monte um cardápio equilibrado, variando conforme o dia, pois assim fica mais fácil se aproveitar dos benefícios de todos esses alimentos.

Outras maneiras de reduzir o colesterol

Vários tipos de frutas também são ótimas para ajudar na diminuição do colesterol no sangue (Foto: Divulgação)

Além de apostar nas opções citadas, cortando ou reduzindo drasticamente o consumo de produtos que aumentam o colesterol, o que você também pode fazer para reduzir o colesterol é praticar atividades físicas com regularidade.

Tente se exercitar pelo menos três vezes por semana, fazendo caminhadas, corridas, andando de bicicleta, nadando ou praticando o seu esporte favorito. Os benefícios serão muitos.

Top