Alimentação vegetariana: cuidados

Muitas pessoas adotam a alimentação vegetariana como sua forma de sobrevivência. Entende-se como vegetariano o indivíduo que realiza uma dieta baseada em alimentos que…

Por Editorial MDT em 28/11/2012

A alimentação vegetariana pode trazer benefícios para a saúde (Foto: divulgação)

Muitas pessoas adotam a alimentação vegetariana como sua forma de sobrevivência. Entende-se como vegetariano o indivíduo que realiza uma dieta baseada em alimentos que não sejam oriundos de um sacrifício animal. No entanto, mesmo acreditando ser uma dieta balanceada, é necessário ter alguns cuidados com a alimentação vegetariana.

Conhecendo mais sobre a alimentação vegetariana

O vegetarianismo é um tipo de alimentação  baseada no consumo de alimentos que não são oriundos do sacrifício animal. Apesar disso, existem algumas exceções, como os ovolactovegetarianos, que restringem o consumo apenas da carne animal, consumindo os demais laticínios e ovos em sua dieta.

Crianças e adultos que não ingerem produtos de origem animal, necessitam de suplementos alimentares. (Foto: divulgação)

Outras questões envolvidas

De maneira geral, os indivíduos que são adeptos ao vegetarianismo, são pessoas preocupadas com questões ecológicas. Em outros casos, eles deixam de consumir carnes por questões religiosas ou filosóficas ou, simplesmente por acreditarem que essa opção é uma forma de vida mais saudável.

Realizando os cuidados necessários

Especialistas no assunto afirmam que a exclusão total de alimentos de origem animal da dieta, pode trazer algumas consequências, caso não seja adequadamente acompanhada. Isso porque ocorre uma maior dificuldade em atingir os níveis de proteínas, vitaminas e minerais que o organismo precisa para ter um bom funcionamento. Por isso, é muito importante que o indivíduo vegetariano realize alguns cuidados essenciais. Conheça abaixo quais são eles.

  • Proteínas – para que a alimentação vegetariana atinja um equilíbrio, é necessário combinar a quantidade de cereais, sementes, frutas, verduras, legumes ideais. Uma boa dica é introduzir a soja à alimentação, pois estudos demonstraram que ela traz os mesmos índices nutricionais que a carne de origem animal.
  • Vitaminas e minerais – os indivíduos ovolactovegetarianos, lactovegetarianos (consomem laticínios) e os pescatarianos (consomem peixes, laticínios e ovos) conseguem atingir os níveis essenciais de vitaminas e minerais. No entanto, os vegetarianos ortodoxos tendem a apresentar deficiências, por isso, é muito importante que eles sejam suplementados.

Com os cuidados necessários, os vegetarianos podem ter uma ótima saúde. (Foto: divulgação)

Vantagens da alimentação vegetariana

Até o momento, ainda não há comprovação científica de que os indivíduos vegetarianos apresentem maior e melhor sobrevida em relação às pessoas que consomem carne. O que se sabe, é que esse grupo possui algumas vantagens. Entre elas, a menor prevalência de obesidade. Além disso, eles tendem a apresentar níveis mais baixos de colesterol, diminuindo os riscos de eventos cardiovasculares.

Os indivíduos que apresentam uma alimentação vegetariana necessitam de cuidados especiais. Isso se deve à falta de nutrientes essenciais para o corpo. Se você é um adepto do vegetarianismo, busque a orientação de um especialista para evitar desequilíbrio em sua alimentação.

Top