Adobe não desenvolverá mais Flash para dispositivos móveis

A batalha entre a Apple e a Adobe parece ter chegado ao fim. A Adobe anunciou oficialmenye nesta quarta-feira (09/11) que não desenvolverá mais…

A batalha entre a Apple e a Adobe parece ter chegado ao fim. A Adobe anunciou oficialmenye nesta quarta-feira (09/11) que não desenvolverá mais plug-ins do formato Flash para qualquer dispositivo móvel. Ou seja, os próximos smartphones de quaisquer sistema operacional, não poderão rodar os jogos e filmes no formato.

Desde que o primeiro iPhone foi lançado em 2007, a Apple contrariou a tendência da internet mundial não oferecendo suporte ao Adobe Flash em nenhum dos seus dispositivos móveis. Segundo Steve Jobs, a tecnologia Flash não era suficientemente segura e rápida para rodar em smartphones. Isso acabou alavancando uma série de sites e serviços online a desenvolverem aplicativos no formato HTML 5 (compatível com qualquer navegador e que dispensa plug-ins).

A Adobe declarou que ainda prestará atualizações de segurança para as versões existentes do plug-in, mas que não desenvolverá mais para aplicativos móveis. Isso não significa que o formato Flash irá morrer, já que o Adobe Flash Player continua em pleno vapor nas versões para computador nos principais sistemas operacionais (mesmo para Mac).

Os primeiros rumores de que a Adobe estaria trabalhando em uma ferramenta similar ao Flash para funcionalidades HTML 5 já correm pela internet, mas ainda sem qualquer confirmação.

Top