Acupuntura para tratar infertilidade

A infertilidade é um problema que afeta muitos casais e prejudica o sonho de ter um filho. No entanto, já existem diversos tratamentos para…

Por Isabella Moretti em 03/08/2013

A infertilidade é um problema que afeta muitos casais e prejudica o sonho de ter um filho. No entanto, já existem diversos tratamentos para reverter à situação e que aumentam as chances de gravidez.

A infertilidade afeta 15% dos casais. (Foto:Divulgação)

A infertilidade não é uma condição rara, pelo contrário, ela atinge 15% dos casais.

A infertilidade na vida dos casais

Diferentes fatores podem prejudicar a fertilidade feminina, como problemas na ovulação, alterações no útero, alterações tubárias e endometriose. No homem, a irregularidade pode estar no transporte ou na ejaculação dos espermatozoides.

Quando as tentativas de engravidar não funcionam, o casal normalmente busca assistência médica. Com isso, diversos exames são realizados para diagnosticar a causa da infertilidade e realizar o melhor tratamento.

Além dos tratamentos convencionais, os casais também podem buscar meios alternativos para tratar a infertilidade, como é o caso da acupuntura.

Tratar infertilidade com acupuntura

A acupuntura é uma técnica usada para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida. Ela é capaz de complementar o tratamento de diferentes problemas, como insônia, dores crônicas, estresse, problemas respiratórios e fibromialgia. As agulhas terapêuticas também oferecem benefícios no tratamento de infertilidade.

A acupuntura estimula a circulação sanguínea no útero. (Foto:Divulgação)

De acordo com especialistas, a acupuntura é uma alternativa no tratamento de infertilidade, pois atua em problemas ovulatórios, na transferência de embriões na fertilização in vitro e na infertilidade masculina.

A acupuntura sozinha não vai conseguir fazer a mulher engravidar, no entanto, as chances da gravidez acontecer aumentam quando o método é combinado a um acompanhamento médico e estilo de vida saudável.

O especialista no tratamento com acupuntura tem a capacidade de usar as agulhas para melhorar a ovulação. A técnica também é benéfica para a vascularização do ovário e o metabolismo do trato reprodutivo. Já foi constatado que a acupuntura aumenta a circulação sanguínea no útero, ajudando assim a preparar o endométrio para receber o embrião.

A acupuntura também trata problemas masculinos de infertilidade. (Foto:Divulgação)

Nos homens, a acupuntura tem o objetivo de melhorar a produção dos espermatozóides, mas ainda não há uma explicação clara sobre o efeito. Nos últimos tempos, os cientistas começaram a estudar a Moxabustão (acupuntura térmica) para melhorar a qualidade do sémen.

A acupuntura é benéfica para os casais inférteis porque ela ajuda a liberar endorfina e controla a ansiedade do paciente. Menos ansiosos, os casais também possuem mais chances de conceber um filho.

Top