A tecnologia 5G vai mudar seu cotidiano

Felipo Bellini 08/11/2021 Notícias

Na última sexta-feira (5) foi realizado o leilão 5G, a quinta geração de internet móvel no Brasil. O 5G deve aprimorar o sistema nacional de telecomunicações. Com isso, vem a promessa de colocar o Brasil no mapa mundial com a tecnologia mais avançada nesse quesito.

Essa nova tecnologia deve chegar a todas as cidades brasileiras até o ano de 2029. As principais capitais e Distrito Federal terão o serviço disponibilizado até o dia 31 de julho de 2022. 

Entre as características que diferem o 5G das já atuantes, podemos dizer que sua velocidade será 100x maior que o 4G, com menor tempo de latência. Alguns smartphones já são equipados para o uso de 5G.

Como foi o leilão 5G?

O leilão terminou com o saldo de R $46,7 bilhões movimentados e mais seis operadoras de telecomunicações no país. O setor é dominado atualmente por empresas como Vivo, Claro e TIM. Essas três arremataram os principais lotes ativos à frequência de 3,5 GHz, com concentração nacional. 

A tecnologia 5G vai mudar seu cotidiano (2)

Fonte/Reprodução: original

Essas empresas disputam entre si as chamadas faixas de frequência, que são por onde passam os dados de internet. O leilão também contou com a adição de seis novas operadoras.  

A Algar Telecom e a Sercomtel também obtiveram lotes. Essas duas empresas já operam no mercado de telecomunicações. Todas as companhias passarão a oferecer investimentos na efetivação do 5G a partir da frequência que alcançarem. 

Nem todos os lotes foram arrematados. Essas faixas serão postas à venda em um futuro próximo. Do total oferecido no leilão, 15% não teve interessados. 

Qual a importância deste pregão?

O pregão foi o principal já executado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e ficou em segundo lugar entre os maiores do país. A maior parte dos recursos movimentados terá destino a investimentos obrigatórios das operadoras. Esse será o modo de garantir que essa tecnologia chegue a locais de baixo atrativo econômico.

Todos os contratos valerão por pelo menos 20 anos e os valores investidos nessa área foram descontados do leilão.

Conclusão

Com o 5G, será possível acelerar a evolução de indústrias na internet. Ele também promete mudar a relação das pessoas com os bens de consumo. Essa conexão mais veloz poderá avançar até mesmo campos como a telemedicina, permitindo cirurgias remotas com precisão. 

Ainda temos um longo período a percorrer antes da implementação total dessa tecnologia. A expectativa é que seja necessário pelo menos de 2 a 4 anos. Mesmo assim, algumas operadoras nacionais já fazem propagandas do 5G, mas este não é considerado o autêntico, e sim uma transição. 

Outros artigos

Como fazer a criança comer de tudo

07/11/2012

Como fazer a criança comer de tudo

Muitas mães sofrem ao tentarem fazer com que seus filhos comam de tudo. Infelizmente, a insistência dos pais para que os pequenos realizem uma dieta adequada, acaba ...