A presença de amigos reduz taxas de stress em crianças

PUBLICIDADE
Imagem: (Foto Divulgação)

Um estudo recém divulgado, descobriu benefícios psicológicos e fisiológicos da amizade. De acordo com o estudo, a presença de amigos faz com que seja mais simples superar momentos complicados, aumenta a autoestima e reduz as taxas de stress.

Realizada com estudantes de ensino fundamental, a pesquisa apontou que broncas de professores, intimidações são experiências menos dolorosas quando há um companheiro por perto. Para chegar nessa conclusão, os pesquisadores solicitaram aos alunos que descrevessem suas sensações em um diário, por quatro dias. No mesmo intervalo, os participantes ainda contribuíram com diversas amostras de saliva para testes de quantidade de hormônios cortisol no organismo. Ele é gerado pela glândula adrenal, em reação ao stress.

“Ter o melhor amigo presente durante eventos desagradáveis mostrou ter um impacto imediato no corpo e na mente da criança”, disse o psicólogo William Bukowski, um dos autores do estudo. “Se a criança está desacompanhada quando se envolve em problemas, percebemos que há um incremento importante dos níveis de cortisol no corpo e uma diminuição da autoestima.” Acompanhados por amigos, os alunos produziram menos cortisol nos momentos de dificuldade.

PUBLICIDADE

De acordo com os cientistas, esta é a primeira pesquisa a apontar benefícios imediatos da amizade entre crianças. Segundo eles, a descoberta apresenta efeitos de longo prazo na vida dos pequenos. “Nossas reações fisiológicas e psicológicas para as experiências negativas quando crianças têm impactos mais tarde na vida”, explica Bukowski. “A secreção excessiva de cortisol tem consequências, incluindo a supressão imunológica e problemas na formação óssea. O stress pode realmente retardar o desenvolvimento de uma criança”, completa o especialista.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.