Melhores looks femininos para entrevista de trabalho

Na hora de se preparar para uma entrevista de trabalho, sempre pinta aquela dúvida: com que roupa eu vou? Mais do que pensar no…

Por Andre em 22/02/2012

Você sabe escolher as roupas adequadas para participar de uma entrevista de emprego?

Na hora de se preparar para uma entrevista de trabalho, sempre pinta aquela dúvida: com que roupa eu vou? Mais do que pensar no estilo de roupa com a qual irá participar da entrevista, as mulheres, especificamente, também devem pensar no cabelo, nos sapatos, na bolsa, na maquiagem e no esmalte, para que tudo combine e o foco não se desvie para o visual, já que, o mais importante, pelo menos em tese, é o conteúdo e não a embalagem.

Apesar disso, especialistas na área de gestão de pessoas afirmam que a “primeira impressão” é realmente importante, por isso você não deve exagerar nem se descuidar demais do visual. Uma boa dica é pesquisar na internet sobre a empresa para a qual você está se candidatando ao emprego.

Geralmente na seção “institucional” dos sites corporativos, há vários detalhes sobre a empresa, como a missão e os valores que ela quer transmitir, e a partir daí, você já pode começar a definir o seu look para a entrevista. Também tente conversar com quem já trabalhou ou ainda trabalha por lá, para te passar algum detalhe.

Qual é o ramo da empresa?

O visual deve ser adequado ao ramo de atividade da empresa

A primeira coisa a se saber é sobre o ramo de atividade da empresa. No caso de empresas de cultura mais aberta, que dão valor à diversidade, como uma agência de comunicação, uma casa noturna ou uma loja de roupas para jovens, os trajes mais informais são permitidos.

Já para instituições que transmitem um ar de maior seriedade, como as empresas do setor financeiro e advocacia, um traje mais formal é necessário, lembrando que para a escolha também deve ser levado em conta o tipo de cargo para o qual você se candidatou. Em funções mais elevadas, de diretora ou gerente, por exemplo, o grau de formalidade deve ser ainda maior.

Roupas

Se o cargo pede um visual mais formal, não dê bobeira. Se for uma agência de publicidade, roupas mais despojadas não causam problemas.

Como você não está indo para uma festa, o melhor é não exagerar. Uma camisa social de tom claro, calça social preta e sapato fechado de salto baixo é um look bem básico que pode cair bem. Se for usar uma saia, preste atenção ao comprimento e lembre-se que ela pode lhe atrapalhar se você participar de alguma atividade em dinâmicas de grupo.

Se estiver fazendo frio, um casaco ou blazer de cor neutra é uma boa escolha. Falando nas cores, o melhor é optar por tons neutros, evitando cores chamativas como amarelo, rosa pink e verde-limão. Algo que também deve ser evitado é o decote exagerado.

Outro ponto importante, com relação às roupas, é que as mulheres não devem usar roupas apertadas e que incomodem. Você tem que estar relaxada, e não preocupada em aliviar o aperto causado pelas peças que está vestindo.

Cabelos, maquiagens e esmaltes

Prefira os esmaltes de cores mais claras

Para os cabelos longos, é recomendável que estejam presos, mas nada de usar presilhas chamativas. No caso das maquiagens, opte pelo básico (batom cor de boca, corretivo para olheiras, máscara de cílios e blush), enquanto o esmalte deve ser de tom claro.

Sapatos, bolsas e outros acessórios

Os acessórios devem combinar com a roupa e lembre-se, nada de exageros

Prefira sapatos confortáveis e de cores menos neutras, enquanto para as bolsas nada de tamanhos exagerados. Acessórios como brincos, anéis e colares podem ser usados, mas apenas para compor o visual, e que sejam bastante discretos, sem chamar a atenção do entrevistador.

Top