Como lavar roupas de bebê

Ter um bebê é uma verdadeira benção, mas além de ser um grande presente, também é uma grande responsabilidade, já que este ser tão…

Por Editorial MDT em 25/01/2012

Como cuidas das roupas dos bebês. (Foto: Divulgação)

Ter um bebê é uma verdadeira benção, mas além de ser um grande presente, também é uma grande responsabilidade, já que este ser tão pequeno e indefeso não sabe se cuidar sozinho. Assim como a alimentação e higiene do bebê são de extrema importância, a higiene das roupinhas também é, pois roupinhas bem limpinhas evitam irritações e alergias na pele da criança.

Para começar, toda a roupa do bebê deve ser lavada antes que ele comece a usá-las, incluindo lençóis, mantas, toalhas. Apesar das roupas serem novas, desde o momento da fabricação, até chegar ao bebê, as peças passam por muitas mãos, procedimentos e locais diferentes que acabam comprometendo a limpeza e representando um risco para um bebê.

Todas as roupas e lençóis novos devem ser lavados. (Foto: Divulgação)

Na hora de lavar, a melhor opção é colocar todas as roupas de molho em água fria e limpa durante alguns minutos, lembrando de misturar apenas peças da mesma cor. Para retirar os restos de cola das etiquetas utilize sabão de coco neutro e então enxágue com água bem limpa e fria. As roupas também podem ser enxaguadas com algum amaciante, desde que seja um produto especial para roupas de bebê ou hipoalérgicos.

As peças que já forem usadas, que tiverem sujeira e manchas, devem ser colocadas de molho com um pouco de sabão de coco dissolvido em água morna. O ideal é que a roupa permaneça de molho por 15 minutos e então seja esfregada a mão, ou na lavadora, somente com roupas do próprio bebê.

Como lavar roupas de bebês.(Foto: Divulgação)

Até a criança completar seis meses de vida, é essencial que as roupas sejam lavadas separadamente das peças dos outros integrantes da casa,  com bastante cuidado e somente com produtos específicos para bebês. O sabão em pó comum, muitas vezes pode conter ácidos, ou outras substâncias em sua composição que podem desencadear alergias e até mesmo problemas de saúde para os pequenos.

Antes de colocar a roupinha pra secar, as peças devem ser enxaguadas diversas vezes até que todo o resíduo de amaciante e sabão tenham sido retirado. Na hora de secar, as roupinhas podem tanto ficar ao ar livre, quanto ir para uma secadora, a única ressalva é que quando as peças fiquem ao ar livre, se mantenham distante de animais  domésticos como cães e gatos.

Depois que as roupas estiverem bem sequinhas, é bom dar uma leve passada nas mesmas e então guardá-las em um local bem limpinho, até que chegue o momento do bebê usar. Seguindo todas essas dicas, as roupas do bebê ficam limpinhas e ele não passará bem longe do risco de alergias e irritações de pele.

Top