Estágio Supervisionado Pedagogia Educação Infantil

PUBLICIDADE

O estágio supervisionado é uma obrigação das pessoas que passam pelo curso superior de qualquer área, sendo normalmente cobrado nos últimos semestres. Essa etapa visa preparar os alunos para os desafios da carreira, proporcionando experiências decisivas para a construção do seu perfil profissional.

Os universitários precisam cumprir uma determinada carga horária de estágio, desenvolvendo atividades que lhe coloquem em contato com a carreira que escolheu. No caso do curso de pedagogia, os alunos que estão numa etapa de estágio devem freqüentar a sala de aula para acompanhar de perto o trabalho dos professores da educação infantil.

Ao assistir a aula de um educador, o aluno do curso de pedagogia pode aprender técnicas, adotar outra posição perante o ensino e principalmente conhecer o perfil do alunado. Ser professor é combinação de conteúdo e técnica, por isso o estágio supervisionado desenvolve competências no estudante da área de educação.

PUBLICIDADE

Através do estágio na área de pedagogia, os estudantes terão a oportunidade de vivenciar aquilo que aprenderam na faculdade ao longo dos semestres anteriores. Esse treinamento torna possível a interação do sistema acadêmico com o profissional e coloca a prova as habilidades que o aluno adquiriu no decorrer de sua formação.

Todo estágio adota um regulamento específico, onde o aluno tem uma carga horária a cumprir e precisa prestar conta ao profissional responsável pela supervisão. Caso as horas de estágio não sejam cumpridas, o estudante estará impossibilitado de concluir o curso e pegar o diploma. Cada instituição de ensino superior, individualmente, pode adotar normas para supervisionar e coordenar o estágio, mas é necessário que esteja de acordo com a proposta do MEC.

Todo aluno de pedagogia deve realizar o estágio supervisionado na área de educação infantil para aprender a ensinar as crianças do primeiro ciclo do fundamental. O programa de estágio enriquece o profissional, e para avaliar seu desempenho, cabe a coordenação acompanhar cada etapa e analisar os formulários.

Os estagiários do curso de pedagogia devem consultar o regulamento e esclarecer as principais dúvidas com o orientador. Caso seja reprovado, é possível completar a carga horária no semestre seguinte.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.