10 cursos superiores do Brasil entre os melhores do mundo

Conheça os 10 cursos superiores do Brasil entre os melhores do mundo. O ranking apresentou um claro domínio das instituições norte-americanas, mas também contou…

Conheça os 10 cursos superiores do Brasil entre os melhores do mundo. O ranking apresentou um claro domínio das instituições norte-americanas, mas também contou com algumas faculdades brasileiras. Leia a matéria e conheça as graduações do Brasil que estão entre as melhores do mundo.

10 cursos superiores do Brasil entre os melhores do mundo. (Foto Ilustrativa)

O Brasil aparece entre os cursos superiores melhores do mundo. (Foto Ilustrativa)

A empresa britânica Quacquarelli Symonds realizou uma pesquisa para elencar os melhores cursos superiores do mundo, considerando diferentes áreas e instituições. O estudo levou em consideração critérios como publicações científicas, citações bibliográficas e empregabilidade.

10 cursos superiores do Brasil entre os melhores do mundo

Para chegar aos 50 melhores cursos universitários do mundo de 42 áreas do conhecimento, a Quacquarelli Symonds consultou uma base de dados de 76.798 acadêmicos e 44.426 empregadores de todo o mundo. O levantamento também considerou 113 milhões de citações bibliográficas e 28,5 milhões de trabalhos científicos.

O Brasil aparece na lista dos melhores cursos superiores do mundo, especialmente com as suas universidades públicas do estado de São Paulo. Entre as instituições brasileiras, a USP apareceu com os melhores resultados. Ela tem seis faculdades entre na lista mundial top 50.

O curso de Odontologia na USP aparece no ranking mundial. (Foto Ilustrativa)

O curso de Odontologia na USP aparece no ranking mundial. (Foto Ilustrativa)

A Universidade Estadual Paulista (UNESP) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) também marcam presença no ranking mundial, mostrando que o Brasil também pode ser referência em ensino superior no mundo.

Lista dos 10 melhores cursos superiores do Brasil

Confira a seguir os 10 cursos superiores do Brasil entre os melhores do mundo:

– Curso de Odontologia na USP: 9º lugar no ranking;

– Curso de Odontologia na Unicamp: 20º lugar no ranking;

– Curso de Odontologia na Unesp: 25º lugar no ranking;

– Curso de Agronomia na USP: 26º lugar no ranking;

– Curso de Agronomia na Unicamp: 31º lugar no ranking;

– Curso de Antropologia USP: 34º lugar no ranking;

– Curso de Engenharia de Minas USP: 36º lugar no ranking;

– Curso de Arquitetura na USP: 37º lugar no ranking;

– Curso de Veterinária na USP: 38º lugar no ranking;

– Curso de Veterinária na Unesp: 46º lugar no ranking.

O curso de agronomia da USP e da Unicamp são referência. (Foto Ilustrativa)

O curso de agronomia da USP e da Unicamp são referência. (Foto Ilustrativa)

Neste ano, o estudo britânico citou 20 universidades brasileiras, que apareceram no ranking com 196 cursos superiores ente os 200 melhores do mundo. Traduzindo em porcentagem, a participação do Brasil no ranking mundial foi de apenas 7%. Os EUA, em contrapartida, dominam 35,69% dos resultados.

A pesquisa da QS também mostrou que duas universidades dos Estados Unidos lideram o ranking mundial de cursos universitário. São elas: Harvard e MIT. Ambas possuem 12 graduações ocupando o primeiro lugar em suas respectivas áreas.

Para se informar melhor sobre os 10 cursos superiores do Brasil entre os melhores do mundo que aparecem no estudo, leia a pesquisa completa da Quacquarelli Symonds. Continue no Mundo das Tribos e veja outras publicações sobre graduação.

 

Top