IPVA SP 2022 poderá ser parcelado em até 5x a partir de janeiro!

PUBLICIDADE

O João Dória, atual Governador do estado de SP, anunciou que o pagamento do IPVA para o ano de 2022 poderá ser parcelado em até cinco vezes. Nas regras atuais, o valor poderia ser dividido em até três vezes. A divulgação da mudança foi feita no último sábado, dia 11, em uma coletiva de imprensa ocorrida em Santos. Na ocasião, o governador revelou que a mudança também vale, a partir de 2 de janeiro, para o licenciamento de novos veículos.

Por que o Parcelamento do IPVA de São Paulo em 2022?

O objetivo, segundo o governador, é facilitar a quitação do valor do imposto pago pelos donos de veículos. Ele também enfatizou que é preciso ter compreensão de que será necessário mais tempo para o pagamento ser efetuado. Essa medida deve atingir grande parte da população que, entre outros problemas, ainda estão tendo dificuldades financeiras decorrentes da pandemia e suas consequências.

Qual o valor do IPVA SP?

Apesar da facilitação do pagamento do IPVA 2022, o valor do imposto em São Paulo aumentou. Isso acontece porque o preço dos veículos em si subiu bastante, o que consequentemente puxa o valor do tributo para cima, já que o cálculo é feito tendo como base quanto cada automóvel custa. Nesse caso, tanto os veículos novos quanto os usados apresentaram aumento de preço.

PUBLICIDADE
IPVA SP 2022 poderá ser parcelado em até 5x a partir de janeiro! (2)
Fonte/Reprodução: original

Cada estado tem seu próprio método de cálculo do IPVA que é baseado na tabela Fipe ou no valor do automóvel na nota fiscal. Além disso, também é aplicada uma alíquota específica de cada UF. No caso de São Paulo, a alíquota aplicada sobre veículos movidos a gasolina ou flex é de 4%.

Em números, o aumento do IPVA em São Paulo ficará em torno de 25% a 30% em relação ao ano de 2021. O porcentual é condizente com o aumento no preço dos veículos, que subiu em média 25% no país. Os carros novos tiveram 20% de alta, enquanto os usados apresentaram 30% de aumento.

Consulta

É possível consultar os valores de seu IPVA através do site do próprio DETRAN. Para isso, é necessário fornecer as informações pedidas (Renavam, placa, CPF). Se solicitado, o próprio portal do Departamento de trânsito vai emitir uma guia que pode ser impressa e paga pelo usuário.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.