Cartões e boletos: Por que em breve podem deixar de existir

PUBLICIDADE

Hoje em dia ainda é muito comum utilizar de boletos e cartões de crédito, sejam eles em lotéricas para efetuar o pagamento de uma conta, ou utilizar o cartão para pagar um simples jantar em um restaurante. Mas essas tecnologias estão com os dias contados após toda a renovação no sistema de pagamento do nosso país.

Quais as formas de pagamentos e as mais utilizadas no Brasil?

As formas de pagamentos mais utilizadas atualmente em nosso país, continua sendo o dinheiro vivo, fica na frente da nova forma que é o Pix, que está em circulação a pouco tempo e já é um dos meios mais utilizados para pagamento hoje em dia. Atrás podemos ter o cartão de débito e de crédito, extingue praticamente o uso dos talões de cheque.

Cartões e boletos Por que em breve podem deixar de existir (2)
Fonte/Reprodução: original

Como funcionam os pagamentos com cartão?

Os pagamentos com cartões já eram utilizados a muito tempo em nosso país, e com as novas tecnologias várias formas foram sendo colocadas no mesmo, para facilitar o pagamento por esse meio.

PUBLICIDADE

Os cartões atuais funcionam basicamente através de um chip, que ao colocá-lo na máquina de cartão, ele é lido e informa ao dono para inserir uma senha, que ao digitar, debita da conta da pessoa automaticamente, ou desconta do seu saldo em crédito do respectivo cartão.

Como funcionam os pagamentos através de boletos?

Os boletos funcionam através de um sistema de compensação,  ao gerar um boleto, um número é criado junto a um código de barras, no qual o indivíduo pode pagar através de loterias ou correspondentes de bancos e utiliza dinheiro vivo. É o método de pagamento a vista que pode levar até 3 dias úteis para confirmar

O que modernizou bastante nos tempos atuais, já que ao utilizar o aplicativo do seu banco, você consegue escanear esse boleto e pagar na palma da sua mão, sem que precise ir até uma agência ou correspondente.

Por que tecnologias como o Pix e QR Code ameaçam a existência de pagamentos por cartões e boletos? 

As tecnologias de Pix e QR Code criaram um papel importante atualmente, que é facilitar a vida das pessoas por meio de pagamentos rápidos. O que ameaça diretamente o uso de cartões e boletos, já que não existe mais a necessidade de carregar um boleto, ou gerar um, se para efetuar o pagamento você apenas precisa escanear um QR Code de Pix e efetuar o pagamento no mesmo instante. Não precisa esperar o pagamento compensar, já que o valor cai no mesmo minuto. O que invalida o uso do boleto, e do cartão de débito.

Quais formas de pagamento online?

Os bancos hoje oferecem todos os tipos de formas de pagamentos possíveis para facilitar a vida do brasileiro. Você consegue por exemplo pagar todas as contas que tem em sua casa, com um simples celular e um aplicativo, utilize o Pix, o pagamento de boleto escaneado no aplicativo. Além de vários serviços que são integrados nas plataformas do banco, como comprar vale transporte, ou até mesmo colocar crédito em seu celular.

As novas formas de pagamento vieram com tudo, e estão a cultivar importância gigantesca em nosso cenário atual, e é questão de tempo para que as antigas formas como boleto e cartão sejam suprimidas, assim como o cheque.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.