O que é ser um nômade digital e como se tornar um?

PUBLICIDADE

Se você alguma vez na vida já pesquisou sobre trabalhar com marketing digital, já deve ter se deparado com esse termo. Mas você sabe o que é ser um nômade digital? No artigo de hoje, falaremos mais a respeito desse termo, de onde ele surgiu e quais as possíveis formas de se tornar um. Gostou do conteúdo? Então é só ficar de olho nessa matéria! Confira.

Você sabe o que é ser um nômade digital? Em qual área ele atua? Ou melhor, como se tornar um? Muito se fala sobre os benefícios que a internet proporciona, e um dos conceitos entrelaçados aos trabalhos remotos é o nômade digital. E hoje, você aprenderá mais a respeito desse assunto.

PUBLICIDADE

Quando surgiu o conceito de nômade digital?

Trata-se de um conceito extremamente novo, que surgiu com a possibilidade de ganhar dinheiro com a internet. Portanto, por ser algo extremamente recente, é normal que algumas pessoas tenham dúvidas ou mesmo desconhecem completamente esse termo. No entanto, se você está pensando em iniciar algum projeto no âmbito digital, é interessante conhecer melhor.

O conceito de nômade digital foi apresentado desde que algumas pessoas mostraram resultados expressivos com os seus negócios online. No entanto, esse entendimento veio se aprimorando com o passar do tempo, até chegar ao que se tem hoje.

O que é um nômade digital?

Basicamente, um nômade digital é aquela pessoa que tem um negócio online e, por conta disso, tem o livre arbítrio de escolher onde quer encontrar. Essa é a essência da palavra “nômade”. Essa palavra, aliás, é muito associada aos peregrinos ou budistas, que não possuem uma residência física.

Ou seja, “nômade” está associado ao constante translado. Uma pessoa que não possui uma habitação física. E é mais ou menos daí que surgiu o conceito de nômade digital. Então, um nômade digital é aquela pessoa que não possui um trabalho em um ambiente físico, portanto, pode se deslocar a qualquer lugar do mundo.

Na prática, isso quer dizer que você pode estar em Sofia, Bulgária, e, em simultâneo, gerenciar uma empresa no Brasil, por exemplo. Mas esse conceito não traz em voga apenas a questão de ter liberdade de trabalhar a partir de qualquer lugar do mundo. Existe outro significado de o que é ser um nômade digital.

Esse conceito também engloba aquelas pessoas que transitam em diferentes áreas de trabalho no mercado digital. Ou seja, podem ser considerados nômades digitais aquelas pessoas que trabalham, em simultâneo, com e-commerce e marketing de afiliados, por exemplo.

PUBLICIDADE

Ou seja, pessoas que não possuem um “trabalho fixo”, mas que gostam de transitar em diferentes espaços. Sendo assim, há inúmeras formas de se tornar um nômade digital, e é sobre isso que falaremos no tópico seguinte.

Como se tornar um nômade digital?

Ser um nômade digital implica em vários benefícios, sendo o principal deles a liberdade e autonomia. No entanto, para chegar nesse resultado, é possível transitar por diferentes áreas dentro do mercado digital. Dessa forma, você pode escolher aquele que tem mais afinidade. Mostraremos algumas das opções nos tópicos seguintes. Confira.

Produtor de conteúdo

No meio digital, o que traz tráfego é o conteúdo. Sendo assim, quando você se dispõe a ser um produtor de conteúdo de qualidade, você está mais próximo de se tornar um nômade digital. Afinal, para esse tipo de trabalho, você só precisa de um computador e de conexão com a internet.

E, hoje em dia, qualquer lugar oferece essa facilidade. Ademais, há várias formas de oferecer produção de conteúdo. Pode ser através de e-books, artigos para blogs, textos institucionais ou mesmo posts para redes sociais.

Editor de vídeo

Se você está antenado no mundo digital, já deve ter ouvido falar que o futuro são os vídeos. E isso é completamente verdade. Afinal de contas, a rotina das pessoas está cada vez mais apertada, e nem sempre existe tempo para ler matérias ou artigos muito grandes.

E os vídeos trazem mais praticidade, visto que se pode ouvir enquanto se realiza outras tarefas. Sendo assim, trabalhar com edição de vídeos vai se tornar uma área bastante lucrativa, mais do que já é. Dessa forma, você consegue trabalhar em qualquer lugar do mundo e realizar o sonho de se tornar um nômade digital.

Gestor de mídias sociais

Há muito tempo as mídias sociais deixaram de ser objeto de entretenimento. Atualmente, há várias pessoas que lucram através de trabalhos intermediados pelo Facebook e Instagram. Não é à toa que cada vez mais empresas estão procurando bons gestores de mídias sociais para alavancar vários projetos.

Portanto, que tal se especializar nessa área, e se tornar um nômade digital? As redes sociais dispõem de várias métricas e ferramentas fundamentais para o sucesso de um projeto. Contudo, é necessário saber ler e controlar esses dados. E um bom gestor é capaz de fazer a diferença dentro de uma empresa.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.