sábado, 1 de outubro de 2022 - 01/10/2022 06:06:18
MundodasTribos

Primeiramente, será preciso discernir qual o formato do negócio no qual deseja abrir, e ter uma noção de faturamento. Ou seja, se os valores forem inferiores a R$ 60.000 estarão encaixados como Microempreendedor Individual.

As profissões  autônomas e as demais prestações de serviços precisam da entrega de notas fiscais.

O que este artigo aborda:

Quais os próximos passos para criar o CNPJ?

O CNPJ para MEI é mais simples e se resume apenas em uma única etapa: formalizar a empresa no Portal do Empreendedor. A partir do momento em que realizar esse processo, será gerado o CNPJ e o comprovante será emitido diretamente no site da Receita Federal.

CNPJ LTDA 

Para realizar os processos mais complexos e gerar a emissão, será necessário fazer a contratação de um contador. Outro passo de extrema relevância é a definição do CNAE.

O segundo passo serve para definir a natureza de seu negócio, dentre outros documentos. A natureza jurídica somente diz respeito ao regime do seu negócio, e se está dentro da constituição da empresa, isto é, se é composto pela Sociedade LTDA, Anônima ou Empresário Individual.

Confira o passo a passo para criar o seu CNPJ

Fonte/Reprodução: Original

O regime tributário serve para determinar a carga de tributos no qual será necessário pagar. O contrato social equipara-se à certidão de nascimento de um negócio. Após isso, é preciso definir como deverá ser a base do CNAE.

Para o terceiro passo, será importante solicitar a criação do perfil jurídico no site da Receita Federal. Com todos os passos acima realizados, é necessário solicitar a criação do CNPJ. A Receita Federal dá a alternativa de realizá-lo tanto online quanto de maneira presencial. Os documentos devem ser levados junto.

Ter um contador é de extrema importância na realização de todos esses processos, pois haverá toda uma agilidade no trabalho. Um profissional da área faz muita diferença nos processos, reduz riscos e evita futuras dores de cabeça.

O que seria o CNPJ?

O CNPJ possui informações de cadastros de determinadas entidades de administração tributária da União, estados, Distrito Federal e Municípios. O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica atua de forma semelhante a um CPF para as pessoas físicas, já que é um documento essencial para a identificação da empresa antes de começar a exercer as atividades ligadas ao mercado.

O conteúdo "Confira o passo a passo para criar o seu CNPJ" foi feito por Felipo Bellini e distribuído por MundodasTribos na categoria Economia em .

Felipo Bellini

Empresário, Tradutor e professor formado em Letras Inglês. Atualmente gerencio a empresa Tutora.me - Uma rede social de educação que visa a interação entre professores e alunos - e a empresa Traduza.biz - especializada em tradução acadêmica.

1

Pode ser do seu interesse

Leilão SOLD Leilões Online

Leilão SOLD Leilões Online

Medida Provisória amplia limite de crédito consignado

Medida Provisória amplia limite de crédito consignado

IPVA mais barato em 2013

IPVA mais barato em 2013

Como economizar na festa de casamento

Como economizar na festa de casamento

Dicas para economizar e comprar a casa própria

Dicas para economizar e comprar a casa própria

10 melhores franquias baratas e lucrativas para 2016

10 melhores franquias baratas e lucrativas para 2016