10 profissões que estão em alta no mercado de trabalho

PUBLICIDADE

Conheça as 10 profissões que estão em alta no mercado de trabalho. É sempre importante escolher uma profissão que tenha algo a ver com você, que goste e se sinta bem a exercendo todos os dias. Porém existem certas áreas que podem lhe dar mais chances de sucesso na carreira, uma vez que essas profissões estão em alta e com escassez de mão de obra qualificada.

A Fundação Getúlio Vargas-RJ (FGV-Projetos) solicitada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) apresentou uma pesquisa das profissões em alta no Brasil até 2020 e a área do setor industrial é a mais promissora em ofertas de trabalho.

Confira: Erros que podem atrapalhar sua carreira

PUBLICIDADE
10 profissões que estão em alta no mercado de trabalho – Profissões relacionadas ao petróleo estão sempre em alta (Foto: Divulgação)

10 profissões que estão em alta no mercado de trabalho

A crise que tem atacado nosso país de forma bruta tem dificultado um pouco a inserção de desempregados ao mercado de trabalho e também tirado emprego de muitas pessoas. Essas profissões podem ser encaradas como uma oportunidade de conquistar um novo emprego isso porque, as áreas de emprego que selecionamos estão em alta e a crise não deve afetar os empregos do futuro.

Na hora de decidir qual carreira seguir, a dúvida sobre o futuro do mercado de trabalho é uma das questões que devem ser consideradas pelos jovens ou entre os que buscam uma nova perspectiva de vida. Confira abaixo as 10 profissões que estão em alta no mercado de trabalho:

1. Supervisor de produção em indústria de transformação de plástico
2. Engenheiro de petróleo
3. Técnico em sistemas de informação
4. Trabalhador de tratamento de superfícies de metais e compósitos
5. Engenheiro de mobilidade

Leia também: Como participar do programa jovem aprendiz 2015

Engenheiros ambientais estarão cada vez mais requisitados (Foto: Divulgação)
Engenheiros ambientais estarão cada vez mais requisitados (Foto: Divulgação)

6. Técnico em mecatrônica
7. Biotecnologista
8. Engenheiros ambientais e sanitários
9. Desenhista técnico em eletricidade, eletrônica e eletromecânica

Na pesquisa da FGV foram citadas apenas 9 profissões, porém uma pesquisa realizada Especialistas consultados pela Gazeta do Povo Online revela 10 profissões que estarão em alta no mercado de trabalho, e das que ainda não citamos, foram citadas:

PUBLICIDADE
Os técnicos em produção, conservação e de qualidade de alimentos já são trabalhos em alta hoje em dia (Foto: Divulgação)
Os técnicos em produção, conservação e de qualidade de alimentos já são trabalhos em alta hoje em dia (Foto: Divulgação)
  • Técnicos em produção, conservação e de qualidade de alimentos
  • Ajudantes de obras civis
  • Analistas de sistemas computacionais (TI)
  • Trabalhadores da fabricação de cerâmica estrutural para construção
  • Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás e afins
  • Técnicos em fabricação de produtos plásticos de borracha
  • Técnicos em manipulação farmacêutica

Dicas para se preparar para o mercado de trabalho 2016

A pesquisa da Gazeta do Povo Online ouviu representantes de 415 empresas em todo o país e analisou 128 profissões que estarão em alta em 2015.  É importante citar que muitos especialistas desta pesquisa e até mesmo de outras, dizem não acreditar ser possível prever profissões que estarão em alta em razão das constantes mudanças do mercado. Muitos dizem que o que realmente importa não é a área e sim uma boa qualificação.
Analistas de sistemas computacionais (TI) também estão entre os trabalhos mais requisitados para os próximos anos (Foto: Divulgação)
Analistas de sistemas computacionais (TI) também estão entre os trabalhos mais requisitados para os próximos anos (Foto: Divulgação)
Seja qual for o futuro, é necessário estar bem preparado para ele. Por isso independente da profissão que escolher, esteja bem qualificado, empenhe-se e ame o que irá exercer, pois com bastante estudo e dedicação qualquer profissão é infinitamente promissora. E mais importante do que ganhar um bom salário, é ter uma qualidade de vida, que não depende apenas do quanto você ganha e sim do quanto é feliz trabalhando com a profissão que escolheu para sua vida.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.