Atitudes tomadas no Facebook que podem atrapalhar a sua carreira

Antigamente, os profissionais de RH levavam em conta, na hora de selecionar candidatos para vagas de emprego, apenas fatores como experiência, escolaridade, potencial e…

Antigamente, os profissionais de RH levavam em conta, na hora de selecionar candidatos para vagas de emprego, apenas fatores como experiência, escolaridade, potencial e indicação, entre outros. Mas com a popularização das redes sociais, principalmente do Facebook, muitos deles também passaram a analisar os perfis virtuais dos concorrentes às oportunidades.

O Facebook pode ser prejudicial para a sua carreira, dependendo do uso que for dado a ele (Foto: Divulgação)

Tal prática, por mais contestada e criticada que seja por parte dos candidatos ao emprego, e negada pelos selecionadores, tem se tornado comum, já que muitos internautas compartilham grande parte de suas informações pessoais, permitindo que qualquer pessoa tenha acesso a elas.

Dessa forma, é preciso ter muita cautela ao usar essas ferramentas virtuais, mesmo que você já esteja empregado, uma vez que atitudes tomadas no Facebook podem atrapalhar a sua carreira. Conheça algumas delas, listadas por especialistas em recolocação no mercado de trabalho.

Um dos maiores problemas está no tipo de foto que é postada (Foto: Divulgação)

Postar fotos constrangedoras

Muitos usuários se esquecem de que tudo que postam no Facebook pode estar sendo visto por todo mundo, inclusive potenciais recrutadores e pessoas que eventualmente ajudariam na indicação para um trabalho.

Ao visitar o seu perfil e encontrar fotos constrangedoras (bêbado ou em momentos íntimos, por exemplo), o recrutador pode ter uma impressão errada de você e passar a vaga para outra pessoa.

Participar de determinados tipos de grupos

Se você adora os grupos do Facebook e participa de alguns deles, como por exemplo “Eu odeio meu chefe”, “Odeio trabalhar” e outros do tipo, pode acabar convencendo ao recrutador, caso ele visite o seu perfil, de que você não é a melhor escolha para aquela empresa.

As críticas e ofensas postadas na rede social também podem criar uma imagem ruim para postulantes a vagas de emprego (Foto: Divulgação)

Criticar ofensivamente o gosto alheio

Cada um tem o seu gosto e se você não respeita a opinião alheia, pode ter problemas para conviver com as pessoas que pensam diferente. E quando esse comportamento ofensivo é exposto através das redes sociais, muitos internautas poderão ver as postagens e ter uma impressão bem ruim de você, já que não entenderão o contexto das discussões.

Leia Também:  RH Contax, Vagas de Empregos

Atualizar o perfil o tempo inteiro

Atualizar o seu perfil a todo o momento, ficar o dia inteiro curtindo posts e compartilhando fotos são situações que podem levar o recrutador a pensar que você passa tanto tempo no Facebook que isso atrapalhará o seu rendimento no trabalho.

Acessar o seu perfil inteiro é algo que pode ser visto pelos recrutadores como uma dependência que atrapalha o rendimento no trabalho (Foto: Divulgação)

Ofender outros usuários

Ofender alguém nunca é legal. E se as ofensas forem postadas nas redes sociais, para todo mundo ver, fica ainda pior, já que calúnia e difamação praticadas online ficam registradas por muito tempo, podendo até resultar em demissão, se ocorrerem contra o chefe ou colegas de trabalho.

Top